Como um sistema de gestão contribui para aumentar o faturamento da ótica?

Como um sistema de gestão contribui para aumentar o faturamento da ótica?

Por Larissa Coelho

O faturamento da ótica é um dos pontos que mais devem ganhar foco. Isso porque, é através dele que o negócio consegue identificar se as vendas estão boas ou ruins e permite que você saiba se está mais perto dos objetivos traçados — contratar novos colaboradores, abrir uma filial, etc.

De forma bastante básica, o faturamento corresponde ao número total de vendas em um determinado período. Nesse sentido, como anda o seu?

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, abordaremos neste conteúdo como que um sistema de gestão pode colaborar para aumentá-lo. 

Você vai perceber que, além de ser um investimento, — não um custo — ele impacta positivamente no faturamento do seu negócio. Continue a leitura!

Um sistema de gestão colabora para o faturamento da ótica?

Se você tem alguma dúvida de que um software contribui para o faturamento da ótica, você já pode abrir mão desse pensamento.

Pense conosco sobre o conceito de faturamento: número total de vendas efetuadas em um determinado período. Se o sistema de gestão da sua ótica, através das funcionalidades, ajudar a vender mais, então ele contribui para o faturamento, concorda?

Na prática, pense em um cliente que vem até a sua ótica porque precisa de um novo óculos de grau. Na hora de cadastrar o receituário você já insere todas as informações no sistema, de forma rápida e eficaz, garantindo um atendimento ágil e mais segurança na transmissão dos dados para o laboratório.

Esse detalhe do cadastro pode parecer irrelevante, mas vai fazer diferença a médio e longo prazo, quando esse mesmo cliente precisar de uma nova armação ou mesmo um óculos de sol. Provável que ele não tenha mais a receita do oftalmologista, mas você tem tudo registrado no software.

Hoje já existem equipamentos que fazem a leitura do grau direto nos óculos. Entretanto, esse histórico é essencial caso seja necessário alinhar alguma coisa mais específica com o cliente.

Estoque

A gestão do estoque impacta totalmente nas vendas. Se não houver um controle eficaz, você pode estar deixando de vender caso esteja com alguns produtos em falta. Da mesma forma, ter um estoque alto de produtos com pouca saída, também está longe do ideal.

Através de um sistema de gestão específico como o Kero Ótica, o estoque é sinônimo de vendas. Isso porque, além de contar com relatórios completos das entradas e saídas, você recebe sugestões de produtos para colocar em promoção e consegue rankear as grifes e os produtos mais vendidos.

Só essa visão mais estratégica do estoque e os insights de produtos que merecem sua atenção, já facilitam na hora de comprar para vender no seu negócio.

Além disso, o Kero Ótica efetua a integração entre filiais, tornando ainda mais assertivo esse controle e entendimento de quais produtos são mais rentáveis, por exemplo.

Ao enxergar com precisão a realidade do seu estoque, bem como, o histórico de compras e vendas efetuadas, você tanto pode replicar as boas práticas, tendo sempre em estoque produtos com bom fluxo de saída, como também pode comprar em menor quantidade, produtos que vendem pouco.

Em resumo, com as informações e relatórios fornecidos pelo software, você pode fazer o estoque trabalhar por mais vendas, concorda?

Ponto de Venda

Atendimento de qualidade já não é mais o único quesito a ter peso na avaliação dos clientes. Agilidade e produtos que resolvam suas necessidades também são importantes.

Com a correria do dia a dia, é preciso ser ágil, de modo a gastar o tempo do cliente, apenas caso ele tenha tempo de sobra e se mostre “disponível” — raros os casos.

No sistema Kero Ótica você e os seus vendedores conseguem efetuar as vendas com rapidez, além de realizar o cadastro dos clientes e receituários, finalizando com a emissão da Ordem de Serviço e Nota Fiscal.

E claro, você tem acesso rápido a dados atualizados como ticket médio, comissões, vendas.

Pós-Vendas

Tão importante quanto conquistar o consumidor que chega na sua loja ou mesmo entra em contato pelo digital, é conseguir fidelizá-lo. O contato contínuo, sem ser invasivo, é fundamental para que sua ótica se faça presente na vida dos clientes.

Através do Kero Ótica você consegue acompanhar o histórico de compra de cada cliente e suas especificidades, podendo assim realizar uma abordagem de pós-vendas muito mais próxima e genuína junto a eles.

Além disso, dentro do recurso de pós-vendas você consegue visualizar os aniversariantes do dia, o que possibilita que você crie um fluxo de comunicação com cada cliente de tempos em tempos. E ainda, pode acompanhar diariamente o vencimento dos receituários cadastrados.

Claro que você não deve demorar tanto tempo para falar com seu cliente. A ideia é que com esse histórico completo que o software permite criar, você elabore uma jornada de compra personalizada para seus clientes, de modo que existam períodos de abordagem e períodos que sua ótica efetua uma comunicação mais indireta.

Contudo, lembre-se que no pós-vendas você não deve focar em realizar uma nova venda, mas se fazer presente de modo a trazer alguma dica, ajuda ou informação relevante para cada cliente.

A dica maior quanto ao pós-vendas é: personalize e adapte a comunicação para cada cliente, quanto mais se sentirem únicos em cada contato com você e sua marca, mais você estará no caminho de tê-los como clientes fiéis, aumentando o faturamento com as compras recorrentes.

Financeiro

Quem nunca teve um financeiro complicado que atire a primeira pedra. Sabemos que no início do negócio ou mesmo com o passar do tempo, o financeiro é capaz de gerar muita dor de cabeça, principalmente se não for controlado com bastante zelo.

O sistema faz absolutamente tudo por você? Não exatamente, mas ele com certeza possibilita mais controle, principalmente quando você deixa tudo em ordem, depois é só manter e nutrir com as informações necessárias.

Contas a pagar e receber, emissão de boletos bancários e notas promissórias, DRE Mensal, com acesso prático às receitas e despesas, fluxo de caixa diário, clareza quanto aos prazos de inadimplência, tudo em um dashboard intuitivo e fácil de acompanhar.

Nada se perde, tudo se gerencia. É assim que pode ser a gestão financeira da sua ótica. Tudo organizado e conectado para um gerenciamento estratégico com foco em resultados.

E então?

Como você viu ao longo deste conteúdo, são muitas as formas que o software de gestão Kero Ótica pode impactar positivamente no faturamento da ótica.

É muito comum esse tipo de tecnologia ser visto como um custo, mas se você parar para analisar, ele permite tantos ganhos tangíveis — estoque equilibrado, novas vendas, atendimento ágil — e intangíveis — produtividade, maior gestão do tempo, controle — que sem sombra de dúvida um sistema específico é um investimento.

A sua loja merece essa transformação, você merece o crescimento do seu negócio. Para conhecer todos os recursos e funcionalidade do Kero Ótica, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

Pare de gastar seu precioso tempo com construção de planilhas ou mesmo apagando incêndios. 

Direcione seu tempo para a gestão no software e veja todas as áreas do seu negócio ganharem clareza através dos dados. A partir disso, analise e garanta passos certeiros rumo ao crescimento que sua ótica almeja!