Controle de Caixa e Lucratividade no Ramo Óptico

Por Samara Coutinho

Em 2020 muitas empresas foram pegas de surpresa pela pandemia mundial do COVID-19, o que resultou em uma grande queda econômica, e consequentemente o fechamento de muitos comércios, exigindo um bom controle para se manter no mercado e gerar lucros.

O controle de caixa é uma grande aliada, é a ferramenta responsável pelo apontamento diário ou semanal de toda a movimentação financeira de uma empresa. É ideal para o gestor ter conhecimento do fluxo financeiro, conseguindo analisar os ganhos e perdas de forma minuciosa para corrigir possíveis falhas.

Por que ter um controle?

A falta de um controle e planejamento dentro de uma empresa é o motivo de muitas terem que fechar as portas. Sem um controle, o lucro, que é o objetivo a alcançar, não acontece.

Com um bom controle e planejamento os gestores conseguem ter uma previsão de vendas por pelo menos 2 a 10 anos, estudando o mercado e elaborando estratégias.

No ramo óptico, pela variedade de produtos e fornecedores, o controle é essencial para mantê-la no sucesso. É importante que o gestor esteja atento às necessidades dos consumidores, pois além da ótica oferecer estilo e lazer, a saúde dos olhos é a grande aliada.

Afinal, como ter um controle de caixa?

Cada empresa costuma determinar de qual forma fazer esse controle, desde no papel, planilha e até um sistema de gestão, que é capaz de fazer esse controle automaticamente.

Os elementos que compõem o controle de caixa são:

  • Recebimento: Determina todas as entradas na empresa, seja por vendas, aluguéis, parcelas, investimentos etc;
  • Pagamento: São os gastos da sua empresa, dinheiro que sai do caixa. Luz, água, internet, salários, fornecedores etc, se encaixam aqui;
  • Saldo anterior: Saldo que restou do caixa anterior, ou seja, o saldo é o valor que resultou da subtração do valor total dos pagamentos pelo valor total dos seus recebimentos.

Definir o período que esse controle deve acontecer, é essencial. O que fica a seu critério e com suas necessidades, podendo ser diário, semanal, mensal, e até mesmo anual. Porém fique atento, quanto maior o período para essa gestão acontecer, maiores chances de não sair de forma esperada.

Classifique suas despesas e ganhos! Separe todas as despesas fixas, para você ter conhecimento da soma que está rescindindo em cada área.
Enquanto aos ganhos, saber de onde está vindo o maior lucro é importante, pois te dará espaço para reinvestir no que está dando certo.

Qual a relação entre o lucro e o controle de caixa?

Uma empresa varia por entradas (crédito) e saídas (débito). O lucro pode ser definido como o resultado do desempenho de uma empresa. Nesse sentido, o controle é diretamente influenciável para que o lucro aconteça.

Ter consciência dos indicadores financeiros da sua empresa, faz com que ajustes sejam possíveis, tanto de mercado a ajustes direto com dinheiro, como a falta dele e o ganho, possibilitando chegar no lucro desejado.

Muitos esperam que o lucro chegue de forma rápida, porém, há diversos fatores que influenciam isso, além do controle de caixa.

Entre eles, o capital investido na abertura do negócio; a capacidade do mercado do ramo da empresa, exemplo: óticas; e a experiência dos gestores dentro da empresa.

Assim:

  • Conheça seus processos;
  • Saiba seus custos fixos;
  • Verificar as contas a receber;
  • Ter conhecimento do perfil dos seus clientes;
  • Gerencie o estoque;
  • Faça investimentos;
  • Entenda seus concorrentes;
  • Faça promoções e dê descontos com inteligência;
  • Saiba fazer precificação.

Sistema de gestão para óticas

Devido a grande demanda da tecnologia, muitas empresas adotam um sistema de gestão para ter melhor eficiência. Com ele é possível realizar todo o controle financeiro, que você viu até aqui, ter um controle de caixa saudável e entender na prática como ter lucro.

  • Fluxo/ controle de caixa;
  • Emissão de NFS-e;
  • Emissão de boleto;
  • Relatórios gerenciais.

Tudo isso incluso em um único software. Para óticas é um passo primordial. Nós da Kero Ótica possuímos um sistema de gestão especializado para sua ótica! Conheça nosso serviço aqui.

E se você chegou até aqui, também confira nosso e-book sobre Sistema de Gestão para Ótica. Ele conta com um conteúdo que irá desde a introdução de um sistema de gestão até a escolha do ideal para seu negócio!

Acesse agora gratuitamente aqui!