fbpx

Facilidade no cadastramento dos produtos – Importação XML

O que é XML?

Traduzindo do inglês Extensible Markup Language (XML), quer dizer, linguagem de marcação que define um conjunto de regras para codificação de documentos. O arquivo XML da NFe nada mais é que um formato digital da nota fiscal de alguma compra. Esse arquivo se movimenta a todo tempo dentro dos comércios.

Proposta há mais de 10 anos, ele facilita o compartilhamento de dados, com armazenamento em forma de texto que permite a leitura em diferentes aplicativos. Simplificando, age para definir como um determinado conteúdo vai ser visualizado na tela ou como os dados serão distribuídos. Essa codificação interna é feita pelo uso de marcadores ou tags.

Funcionalidades XML

XML simplifica o compartilhamento de dados

Dados XML são armazenados em formato de texto simples, oferecendo uma maneira independente para armazenamento de dados. Isso facilita muito a criação de dados que podem ser compartilhados por diferentes aplicativos.

XML simplifica a troca de dados

Trocar dados como XML reduz bastante essa complexidade, pois os dados podem ser lidos por diferentes aplicativos incompatíveis.

XML simplifica a mudança de plataforma

Expansão ou atualização para novos sistemas de informação, novos aplicativos ou novos navegadores, sem perda de dados.

XML aumenta a disponibilidade de dados

Com o XML, seus dados podem estar disponíveis para todos os tipos de “máquinas de leitura” (computadores de mão, máquinas de voz, feeds de notícias etc.) e é mais fácil torná-los acessíveis a pessoas cegas ou com outras deficiências.

Trabalho reduzido

Uma ótica é composta por diversos modelos de produtos, tornando o processo de cadastramento desses ainda mais trabalhoso e que demanda tempo.
Com o cadastro de produtos pelo XML da nota de compra esse trabalho pode ser reduzido em até 70%.

É simples, quando você faz uma compra, seu fornecedor emite uma nota fiscal (NFe) para sua ótica, junto com a NFe ele pode enviar no seu e-mail o xml referente a esta nota de compra. Tendo este xml em mãos, basta você abrir seu sistema de gestão específico para ótica, selecionar o xml e pronto!

O sistema verifica os fornecedores já cadastrados, e efetua o cadastramento automaticamente, também vale para os produtos. Seu único trabalho será informar o grupo/categoria (armação, solar etc), a grife, a margem/markup e o preço de venda no caso de ajuste.

As demais informações, referência, descrição, preço de custo já calculado com frete ou desconto e NCM você não precisa se preocupar, pois esses dados o sistema pega do próprio XML.

Fácil né? Com um sistema específico para ótica com cadastramento pelo XML, o trabalho rende muito mais.

Você pode encontrar o serviço de importação de XML no sistema da Kero Ótica! Entre em contato e saiba muitos outros benefícios que você pode ter com o software.