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Importância em Ter os Clientes Cadastrados no Sistema

Para que serve um pós-venda?

Essa é uma pergunta bem recorrente, e explica o motivo pelo qual ele é algo deixado de lado por muitas empresas. Isso é um erro que pode custar caro.

Bom, antes de entender qual a funcionalidade do pós-venda, é preciso saber o que exatamente é isso. Se você pesquisar, verá que existem algumas definições diferentes pela internet, mas uma boa forma de resumir é a seguinte: 

Pós-venda são todas as ações que você, como empresa, pode tomar para garantir o máximo de satisfação dos seus clientes. Para que assim, ele não apenas goste do produto ou serviço que já adquiriu, como também queira adquirir outros produtos/serviços que você tenha para oferecer.

Não espere um passo a passo de como fazer o pós-venda perfeito, que será infalível e te trará lucros absurdos. Isso é ilusão. E o motivo é simples: cada negócio tem particularidades específicas, que variam ainda mais dependendo do perfil do cliente e da região onde você opera. Entretanto, existem algumas diretrizes que podem te servir de norte:

1- Follow-up: Esteja o mais disponível possível para os seus clientes.

Em primeiro momento, pode parecer que o pós-venda nada mais é do que uma ligação, pouco tempo depois de ter fechado o negócio, para saber se correu tudo bem ou se houve algum problema. Sim, isso é relevante de se fazer, mas não é apenas isso.

Esteja em contato com o cliente, monte uma rotina de acompanhamento que te permita ter um bom feedback, tanto sobre seu produto quanto sobre seu atendimento. Saber o quão feliz seu cliente está é essencial, se ele estiver descontente não apenas você pode perdê-lo, como também terá de lidar com a publicidade negativa que ele pode fazer a respeito da sua empresa. Enquanto que um cliente satisfeito, que percebe seu interesse no crescimento dele, se torna um defensor da sua empresa.

2- Novidades: Primeiro comunique aqueles que já conhecem sua empresa.

Tenha em mente o seguinte: seus clientes não vão gostar de saber sobre o novo produto que você está oferecendo através de terceiros, seja um outdoor ou mesmo um panfleto. O mínimo que ele espera é saber que você se importa com ele. Por isso, o ideal é que, ao lançar algo novo, você primeiro avise aqueles que já são seus clientes. Isso demonstra consideração, é uma atitude pequena, à primeira vista, mas que é marcante na memória.

3- Memória: Lembre das datas importantes para seus clientes.

Isso é importante pois permite que você saiba o momento ideal, de presentear seus clientes. Não pense que precisa ser algo altamente elaborado, uma lembrancinha bem pensada, que combine tanto com o momento quanto com o cliente em si, é mais do que eficiente. E, novamente, aumenta as chances de deixar seu cliente contente com sua marca. Como já disse, isso favorece a boa propaganda dos seus serviços.

Um bom sistema de gestão vai além do controle do caixa, fiscal ou estoque, ele se preocupa em descomplicar o dia a dia das pessoas. Assim como em auxiliar no pós-venda.

Ok, agora que já falamos um pouco sobre o que é um pós-venda, e até já mostrei algumas sugestões de como fazer. Acho que é possível responder a pergunta inicial: Para que serve um pós-venda? Ele serve para melhorar constantemente o serviço que você presta aos seus clientes. O que garante que sua empresa não deixará de ser competitiva com o passar do tempo.