Estratégias de Marketing Digital para Óticas Venderem Mais

Por Paula Kimie

Neste mundo contemporâneo, onde tudo é conectado e tudo pode ser adquirido ou encontrado facilmente, é importante entender sobre estratégias de Marketing para óticas e utilizá-las de forma criativa.

Com inúmeras ofertas disponíveis em qualquer parte, o comércio varejista sofre para conseguir fidelizar clientes, porque o melhor atendimento já não garante que a pessoa irá retornar a sua loja.

Criatividade e inovação

Para mudar isto, as empresas precisam inovar e investir em outras formas de anunciar seus produtos, uma delas é criar estratégias de Marketing Digital e Redes Sociais que alcancem o seu cliente.

Para que um cliente se fidelize, você precisa demonstrar conhecimento e exclusividade, principalmente nas plataformas digitais, saber falar com clareza e utilizar as ferramentas certas para atingir o público-alvo da sua empresa.

Baixo orçamento

Caso o seu orçamento seja baixo, você precisará ser criativo e investir um pouco mais de tempo para se destacar, pois, dependendo do que você deseja, pode custar muito caro. Mas cuidado, nem tudo o que você ver seu concorrente fazendo, você pode ou deve fazer…

Invista no seu diferencial

O seu diferencial é por onde você deve começar. Pense comigo: O que minha ótica oferece de diferente? Quais os benefícios diretos para o meu consumidor?

Faça diferente

Tenha certeza que o seu cliente consegue perceber o seu diferencial, ou seja, aquilo que ele não encontra nos seus concorrentes. Demonstre profissionalismo e expertise sobre o mercado e seu público, isto é considerado eficiência e a sua ótica terá uma imagem melhor.

O melhor marketing até hoje, ainda é a “boca a boca”, contudo, é o que mais demora para trazer retorno, afinal, existem muitos concorrentes e você precisa se tornar referência acima de todos eles, ou seja, se tornar o melhor.

Redes sociais e conteúdos

Você deve saber que é muito importante ter uma página ou perfil em pelo menos uma rede social, principalmente no Facebook ou Instagram, e caso ainda não tenha, pode ter certeza que você está alguns passos atrás da sua concorrência e, consequentemente, deixará de atrair novos clientes.

“Estar presente nas redes sociais é um diferencial?”

Mas estar nas redes sociais não é, de fato, um diferencial, você pode oferecer conteúdo de qualidade para os seus consumidores, inovar e não publicar apenas o que já está em alta nas redes sociais.

Novidades e informações relevantes demonstram que você está ciente dos acontecimentos ou demonstram interesse em conhecer seus clientes, e não só vender os produtos da sua ótica.

“O que posso fazer para tornar minha ótica mais conhecida?”

Diferente do que acontecia há alguns anos atrás, onde a venda ocorria quando o cliente ia até a loja física, atualmente, o consumidor pode comprar de qualquer lugar. O que torna fundamental às empresas não fiquem esperando o cliente chegar até elas, mas, vão até ele!

Agora, as pessoas são mais preguiçosas e quanto mais facilidades você oferecer para seus clientes mais eficiente você será considerado, por exemplo: compre pelo site e retire na loja ou receba rapidamente sem precisar sair de casa.

Não permita que seu cliente se esqueça de você!

Como mencionamos anteriormente, esteja aonde seu cliente está e não ofereça o seu produto, ofereça os benefícios que ele terá ao adquiri-lo. Você pode fazer isto por meio das redes sociais com o Marketing Digital.

Próximas etapas

Nos próximos posts, vamos analisar quais são as estratégias que você pode utilizar na sua ótica para torná-la um sucesso e conhecida na sua cidade ou onde você desejar.

A segunda parte terá um conteúdo sobre as Redes Sociais, e por último vamos mostrar quais são as ferramentas de Inbound Marketing e como trabalhar com elas, aproveite!

Última atualização: 14/04/2020.