Como Contratar um Bom Vendedor para Ótica: O melhor entre os concorrentes

Por Paula Kimie

Qual o perfil de vendedor que você considera ideal para a sua ótica? Saber vender? Isto é com certeza imprescindível, mas, não é tudo… Saiba como contratar um bom vendedor para ótica, que saiba encantar, enquanto lida com diferentes tipos de pessoas.

Este perfil deve ser identificado na hora de contratar um bom vendedor para a sua ótica. Ele deve saber argumentar e contornar objeções, convencendo o cliente a levar o produto, ou seja, ele precisa gostar da profissão. 

Está precisando de um novo vendedor e não sabe como contratar um bom vendedor para ótica e com o perfil adequado? Então fique atento nas dicas abaixo…

Quais as habilidades que todo vendedor deve possuir?

A primeira e mais importante habilidade é a comunicação. É por meio dela que repassamos ideias e expressamos nossos valores. Para um vendedor é indispensável saber se comunicar bem, conseguir repassar as suas mensagens ou ser compreendido bem.

O trabalho é convencer o cliente a levar o produto, então você precisa conseguir se comunicar bem e passar quais os benefícios que ele terá ao adquirir o produto.

Você possui algum funcionário com este perfil? Então valorize-o, pois ele é quem traz dinheiro para você! Ele está todos os dias em contato com pessoas que podem trazer novidades, dar sugestões ou conhecer tecnologias que poderão serem implantadas na sua ótica e melhorar as vendas.

Características importantes

Atualmente, a apresentação de seu vendedor pode determinar se um cliente vai comprar um produto da sua ótica ou não. Um item de incrível importância é o uniforme, pois este identifica-o como funcionário para o cliente e demonstra profissionalismo por parte da empresa.

Além disso, outro fator muito importante é o comportamento, ou a imagem de si mesmo, que o seu vendedor passa, como ele se comporta ou sua postura como profissional.

Atendimento excelente

Um vendedor deve passar coerência em suas falas e demonstrar sinceridade. Ao contrário, um vendedor que se contradiz, perde credibilidade e provavelmente afastará possíveis clientes, assim como uma pessoa desorganizada que promete algo e acaba esquecendo, pois não anotou.

Um bom atendimento é garantido quando existe organização e responsabilidade por parte dos funcionários, pois estes devem saber exatamente onde encontrar determinada informação rapidamente.

Por exemplo, um óculos com a lente quebrada, foi enviado para conserto e guardado separado, simplesmente some pois o funcionário que guardou esqueceu onde colocou. Neste contexto, seria terrível para a imagem da ótica.

Conhecimento

A compreensão sobre os pedidos dos clientes é necessária. Nem sempre os clientes conseguem descrever o que eles desejam comprar e para isto, é necessário que o vendedor consiga perceber o que o cliente quer e conseguir extrair informações dos gestos e indicações.

Dominar estratégias pode ser considerado muito essencial caso a loja queira oferecer novos formatos de vendas ou para conquistar mais clientes fidelizados e para isto, o vendedor precisará ter conhecimento sobre estratégias para antecipar soluções.

Geralmente, estas são algumas habilidades que um bom vendedor deve possuir, mas você deve determinar quais outras habilidades que você vai precisar em um atendente na sua loja.

O que devo considerar na hora da contratação de um bom vendedor?

A seleção deve ser criteriosa. Após anunciar a vaga, iniciará a etapa de conseguir candidatos, mas, para afunilar as candidaturas, disponibilize os requisitos que o candidato deve possuir para poder concorrer. Por exemplo:

  • “O candidato precisa ser comunicativo, proativo, convincente, organizado e desejar sempre aperfeiçoar as suas habilidades.”

A partir disto, você analisará as informações que estão disponíveis no currículo. Atente-se às experiências anteriores e habilidades, pois serão estas que você avaliará durante a entrevista.

Hoje, o LinkedIn é uma ferramenta que auxilia neste processo de contração, sendo que, é uma rede social com a finalidade de trocar informações comerciais. Você pode procurar pelo candidato na plataforma, ou pedir para enviar junto ao currículo, e analisar as características que ele destaca.

O que devo perguntar durante a entrevista?

Fique atento aos motivos que o fizeram deixar a empresa anterior ou quanto tempo ele ficou lá, isto poderá revelar a personalidade dele. Veja como ele se comporta, se ele está calmo ou se ele se distrai demais.

Peça para ele falar um pouco sobre a sua vida e o que ele sabe sobre a empresa para a qual está se candidatando, afinal, é muito importante que, antes de qualquer entrevista para uma oportunidade de trabalho, todo candidato se prepare previamente e conheça a empresa.

Além disso, faça as seguintes perguntas:

  • Quais são as suas ambições?
  • Aonde você pretende estar daqui há dois ou cinco anos?
  • Quais são os seus valores pessoais?
  • Quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos? O que você está fazendo para melhorá-los?

Você vai precisar ser criativo e perguntar outras coisas, estenda a conversa o máximo que você puder para descobrir e avaliar tudo o que for necessário e se o perfil do candidato combina com a sua empresa.

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Última atualização: 14/04/2020.