Invista nas Mídias Sociais para Vender Mais

Por Paula Kimie

Estar nas redes sociais é uma tendência no mundo dos negócios. Marcar presença e monitorar os ambientes sociais da internet, como os atuais Facebook, Instagram, Youtube, são os caminhos que muitas óticas têm trilhado para sua propagação. Veja agora como vender mais com as mídias sociais!

Nas mídias sociais é o consumidor quem dita as regras, em que os relacionamentos são travados entre empresas e consumidores, além de transparência e sinceridade em relação ao desempenho dos produtos, serviços e atendimentos.

Cada detalhe em uma postagem pode fazer uma diferença enorme em seus resultados. De acordo com um artigo do site Marketing de Conteúdo, formato (tamanho), layout (gráfico), tamanho do texto (conteúdo), emojis e hashtags são apenas algumas dessas características. Neste post vamos mostrar algumas dicas de como alavancar sua ótica por meio das redes sociais.

Importância das redes sociais

Quer saber como vender mais com as mídias sociais?
As páginas das empresas nas redes sociais não servem simplesmente como uma vitrine para sua ótica, onde os produtos e serviços são expostos e nada mais acontece.

Elas estão servindo como referência para os consumidores se informarem sobre promoções, lançamentos, sorteios, produtos exclusivos, informações diversas, entre outros.

Meio de pesquisa

Além disso, antes de sair de casa ou frequentar lugares pela primeira vez, como lojas, óticas e shoppings, muitas pessoas pesquisam opiniões na web sobre os serviços e atendimento prestados.

Também se tornou comum a busca de informações como endereço, telefone e site, dentro da própria página da empresa, por ser mais cômodo para o usuário que já está na rede social.

Aumento do tráfego para vender mais com as mídias sociais

Quer aumentar o tráfego das mídias? Quer virar expert nas redes sociais?
Além de publicar conteúdo gratuitamente, é possível atingir um público muito maior usando as ferramentas de publicidade paga, como o Facebook Ads, que cria anúncios de acordo com a sua meta, como, aumentar o tráfego, cadastros de leads, vendas e conversão (vendas).

Com o avanço do Geomarketing, as empresas conseguem direcionar as suas publicações para públicos muito bem segmentados, o que aumenta a probabilidade de encontrar o público certo, aumentar as vendas e fazer a sua ótica lucrar mais.

Como criar uma presença digital e fazer a sua ótica vender mais?

Para criar uma presença digital de sucesso, não é preciso investir alto, no entanto, a estratégia é a base de qualquer ação lucrativa, gerando vendas. Por um custo totalmente acessível, é possível investir no Facebook e obter um bom retorno.

É fato que o resultado depende do objetivo que a marca tem com o anúncio, seja para ganhar visibilidade ou para gerar vendas, as redes sociais têm vários recursos para todos os tipos de óticas, até mesmo aquelas com verba limitada.

Comece planejando

Não adianta se esconder atrás dos gráficos, de números, de grandes agências ou grandes ideias de publicitários, tem mais valor a ótica ser franca, ágil, bem-humorado e principalmente que dá valor à opinião do cliente e se propor a mudar.

Dessa maneira, quando a ótica vai para o meio online, não é só o gerenciamento que precisa de atenção, tudo que é feito nas mídias precisa de um planejamento estratégico, para que funcione e dê resultados.

Concorrência do mercado digital

Outra vantagem em estar presente nas redes sociais é a possibilidade de observar a atuação da concorrência. O famoso benchmarking (uma pesquisa de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, um importante instrumento de gestão das empresas) é poderoso para auxiliar na geração de insights (ideias).

Sem dúvida, diante de um mercado competitivo, as empresas estão sempre em busca de diferenciais para se destacar, principalmente entre óticas, onde a concorrência é acirrada.

Destaque

As redes sociais oferecem diversas possibilidades para as óticas investirem na construção de uma presença digital de sucesso e, consequentemente, terem maiores chances de lucratividade.

Se o seu cliente já está no meio online, é melhor que o seu negócio também esteja lá para se relacionar com ele, afinal, as chances de aumentar as vendas de sua ótica são maiores quando existe um relacionamento com o seu público-alvo.

Por que ter várias redes sociais para minha ótica?

Mas qual a real importância da sua ótica ter uma página no Facebook, no Instagram e no Youtube?
A resposta é simples: Porque é lá que seus clientes estão diariamente, alimentando suas redes sociais, curtindo e comentando posts!

No uso das mídias sociais para empresas, é preciso criar conteúdo que atraia ao público, e isso não é fácil. As postagens devem seguir um padrão que atenda aos usuários da plataforma que está publicando.

Além disso, a ótica precisa trazer uma identidade visual que torne fácil o seu reconhecimento. A atualização dos perfis de cada rede social é outro ponto que não pode ser deixado de lado, deve-se manter a rede sempre com conteúdo que atraia o público, tanto novos, como os clientes já fidelizados.

Dica 01

Quando a ótica decide estar presente nas redes sociais, ela precisa estar ciente que não se pode agradar a todos e que invariavelmente existirão reclamações, é necessário que haja uma postura adequada da ótica para contornar a situação e revertê-la a seu favor.

Se você possui uma pequena ótica e ainda está com receio de investir nas redes sociais, acreditando que não trarão resultados significativos, veja o que o seu concorrente está fazendo, se ele já estiver lá, corra porque você está atrasado, e se ele não estiver, faça mesmo assim, para chegar antes dele.

Dica 02

As redes sociais são acessadas por um grande número de pessoas todos os dias, boa parte desse público entra em seu perfil mais de uma vez por dia. Desta forma, fica mais simples de entender como vender mais com as mídias sociais.

Esses usuários passam muitas horas navegando em busca de entretenimento e informações, o que torna esse tipo de tráfego um dos mais qualificados, aumentando as vendas do seu negócio e fazendo sua ótica lucrar mais.

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Última atualização: 14/04/2020.

Referências

ADMINISTRADORES. A importância das redes sociais para empresas. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-das-redes-sociais-nas-empresas/102471/>. Acesso em: 12 dez, 2018.

BBMARKETING. Mídias sociais para empresas. Disponível em: <https://www.bbmarketing.com.br/midias-sociais-para-empresas/>. Acesso em  12 dez, 2018.

BBMARKETING. Importância das mídias sociais para empresas modernas. Disponível em: <https://www.bbmarketing.com.br/importancia-das-midias-sociais-para-empresas-modernas/>. Acesso em: 12 dez, 2018.

ECOMMERCE BRASIL. Mídias sociais e colaboração corporativa como mudar a cultura da empresa. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/midias-sociais-e-colaboracao-corporativa-como-mudar-a-cultura-da-empresa/>. Acesso em 12 dez, 2018.

MARKETING DE CONTEUDO. Post perfeito para redes sociais. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/post-perfeito-para-redes-sociais/>. Acesso em: 12 dez, 2018.