Estratégias de Marketing Digital para Óticas Venderem Mais – Parte 02

Por Paula Kimie

No post anterior, eu comecei a explicar sobre estratégias de Marketing Digital para óticas e a importância das redes sociais, que irão ajudá-lo a ter sucesso no meio digital.

Hoje, trouxe mais algumas dicas… Desta vez, eu vou lhe explicar sobre Estratégias de Marketing Digital para as redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp.

Estratégias de Marketing Digital para óticas utilizando as redes sociais

Facebook e Facebook Business

Essas plataformas já não são mais novidades e se você não faz uso delas, está bem atrás de seus concorrentes que já usam. Para começar a divulgar a sua ótica e seus produtos nas redes sociais, você vai precisar saber responder às seguintes perguntas:

  • A sua empresa possui perfil para estar no Facebook?
  • O que você pretende ao estar presente nas redes sociais?
  • Qual o valor disponível para investimento?
  • Você possui disponibilidade de tempo para dedicar a criação de conteúdo?
  • Você possui pessoas capacitadas para utilizar a ferramenta de forma correta?

Se você quer que sua ótica se torne conhecida no Facebook, você precisará separar um tempo, ou ter alguém disponível, para criar conteúdos relevantes para seus seguidores, afim de engajar seu público e torná-los possíveis clientes.

Ferramentas auxiliares

Antes de tudo, você precisa estar antenado aos assuntos que estão em alta na internet, para isto, você pode usar o Google Alerts para receber notificações quando assuntos relacionados ao seu segmento tiveram um pico de pesquisa.

O Facebook Business pode ser utilizado para impulsionar conteúdos, produtos ou outras informações, assim como a sua loja física, o planejamento é com você e a execução é o trabalho da plataforma, sendo que, você insere o seu público alvo, valor de investimento, imagem e texto a ser divulgado etc.

Utilize o Facebook Insights para fazer as análises das suas publicações. Você poderá monitorar como está o alcance dos posts e quais são os mais populares, com isso, poderá determinar como serão as suas próximas postagens, conforme o engajamento das anteriores.

Instagram e Instagram Business.

Outra ferramenta muito utilizada é o Instagram, considerada necessária, sendo que, muitos empresários que não possuem uma loja física vendem por meio desta rede social.

A conta Business permite que você consiga analisar o engajamento das suas publicações, e a partir disso você pode determinar as próximas estratégias e ações no seu perfil e anúncios.

Uma ferramenta liberada para as empresas é a função de precificação dos produtos nas imagens do feed, por meio dele, os visitantes podem ver quanto custa determinado produto, sem precisar ir para o e-commerce, sendo que o link, na imagem, direciona diretamente para página em que está o produto.

WhatsApp

O WhatsApp… Quem não tem WhatsApp? No Brasil, é um dos aplicativos mais utilizados e por onde você vai, é quase impossível encontrar uma pessoa que não o tenha.

E além de ser gratuito, você poderá sempre oferecer os seus produtos de forma mais pessoal, para isso, veja abaixo algumas sugestões de como utilizar melhor essa ferramenta:

  • Crie grupos e redes de transmissões;
  • Tenha criatividade;
  • Veja o feedback das suas mensagens;
  • Procure manter um padrão das mensagens.

Procure analisar quais os clientes que compram com mais frequência e crie um grupo de clientes fidelizados, nele, ofereça produtos diferenciados ou com promoções especiais, afinal, são eles que trazem dinheiro para a sua empresa.

Outras etapas

No próximo post, eu vou lhe explicar sobre o Marketing Digital com ferramentas de Inbound Marketing, como o Google Ads, Analytics, entre outros.

Última atualização: 15/04/2020.