capa-dicas-marketing

Estratégias de Marketing Digital para óticas venderem mais– pt.03

Por Guyllian Kanashima

Estratégias de Marketing Digital para óticas venderem mais– pt.03

Nos últimos dois posts, nós vimos a importância do Marketing Digital para sua ótica e algumas estratégias para aplicar nas suas redes sociais. Este é o terceiro e último post da série, onde abordo mais algumas ferramentas que vão ajudar a alavancar sua ótica no meio digital: o Google Ads, Google Analytics, Remarketing e E-mail Marketing.

Google Ads

Você já ouviu falar de Google Ads? Esta ferramenta do Google permite a criação de anúncios para as páginas parceiras e na rede de pesquisa dele. Há alguns anos atrás, o Google Ads se chamava Adwords, pois somente permitia anúncios com formato de texto, com a nova versão, permite que imagens e vídeos sejam inseridos e disponibilizados em diversos formatos em todas as redes, dependendo do valor que você possui disponível para investir.

O que eu posso anunciar no Google Ads?

Anuncie seu diferencial, lembra quando falei ali em cima? Utilize o ponto mais atrativo do seu negócio para ganhar mais clientes. Para isto, você precisar ter um website para onde o anúncio será redirecionado, chamado de URL final no Google Ads.

Por exemplo, a sua ótica tem um óculos de marca e fez um desconto mara promocional de carnaval. Como você vai seguir adiante:

1 – Primeiro de tudo, você precisa criar uma campanha e um grupo de anúncios;

2 – O que você quer alcançar utilizando o Ads? Lhe será perguntado logo no começo e mostra diversas opções pré-definidas: entre as principais, é gerar ligações para a sua empresa, gerar mais visitas a sua loja ou gerar mais leads. Contudo, também permite que você crie sem definir uma meta de início;

3 – Defina a estratégia de lances, provavelmente de início, a recomendação será utilizar a estratégia de CPC otimizado ou Custo por Cliques, em que o Google somente cobrará caso seu anúncio seja clicado;

4 – Veja os tamanhos de imagens e/ou vídeos que Google Ads permite ser utilizado (geralmente, o tamanho será em pixels);

5 – Você pode criar uma arte ou peça para alguém que entenda criar uma para você, mas lembre-se ela tem que chamar atenção, principalmente se ela for direcionada para o carnaval. Utilize cores, desenhos, formas, objetos que remetam ao tema e brinque com a imaginação. Cuidado, não se esqueça que o produto da sua ótica deve estar em destaque;

6 – Saiba utilizar palavras corretas para chamar a atenção, o Google não permite colocar anúncios com palavras em maiúsculo, mas permite que deixar a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Cuidado para não ter erros gramaticais;

7 –  Crie mais outros dois anúncios para o seu grupo e escolha as palavras-chave e as palavras-chave negativas. O que são estas palavras? As palavras-chave vão direcionar o Google Ads para mostrar seus anúncios e as negativas evitará a perda de dinheiro com pesquisas que não possuem relação com os produtos da sua ótica;

8 – Acompanhe todos os dias para estar sempre aprimorando seus anúncios e acompanhar o alcance que eles tiveram durante o dia, podendo alterar configurações sempre que necessário.

Google Analytics

Esta outra ferramenta também criada pelo Google, é o Analytics. Por meio dele, é possível analisar os resultados do investimento no Google Ads e monitorar as pessoas que entraram no seu site. As métricas são baseadas em um código que deve ser inserido em todas as suas páginas e permita a monitoração de todas elas.

Analytics possui gráficos e tabelas que relatam todas os visitantes e informações de comportamento dentro da sua página. Ele facilita a criação de estratégias e saber como alterar seus anúncios para atingir um público maior ou mais específico para a sua ótica.

Ele permite também a criação de uma campanha de remarketing com o público capturado, sendo que ele passa a monitorar todos os visitantes durante 30 ou mais dias por meio de um cookie gravado no navegador. O remarketing é muito bom em casos, quando o visitante não está na fase de compra, ou seja, não está decidido a comprar ainda e está pesquisando.

Remarketing

Como estava falando na última parte, é muito importante fazer o remarketing da sua empresa, pois ele não permite que o visitante que não estava decidido a comprar, se esqueça da sua loja.

Comparando com os anúncios, a estratégia de remarketing é mais caro e pode alcançar menos pessoas, pois ele é específico e foca exatamente no público que visitou o seu site, tentando convencê-lo a comprar os produtos da sua ótica.

Para as campanhas com esta intenção será preciso mostrar o que o cliente quer ver e parecer que o anúncio foi criado pensando exatamente nele. Quanto mais específico for seu anúncio, melhor será o alcance dele ao determinado público, além disso, para cada público diferente tenha um grupo de anúncios específicos.

Por exemplo, por que você ofereceria óculos estilo “aviador” para uma pessoa que gosta que óculos estilo “retro” ou “gatinho”? O mais provável que ela nem queira mais voltar a sua loja online, pois o que é mostrado a ela, não possui relação nenhuma com a sua personalidade, ou talvez acredite que a sua ótica somente possui óculos que ela não gosta.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é essencial para todas as lojas, apesar de estar perdendo um pouco da sua efetividade, essa é uma ferramenta que permite que o seu cliente sempre se lembre. Esteja sempre atento e ofereça produtos que estão sendo procurados ou que estão em promoção. Crie um layout para os seus e-mails e mantenha para criar uma identidade.

Quais ferramentas de e-mail marketing eu posso estar utilizando?

O MailChimp é uma plataforma completa, eficiente e fácil de usar para criação uma sequência de e-mails marketing, tendo o único empecilho ser uma plataforma totalmente em inglês. “O que essa plataforma faz? ”Assim como eu falei anteriormente, permite a criação de e-mails em uma determinada sequência que será enviada para seu lead.

Um exemplo mais claro acontece quando o visitante já é cadastrado e visita seu site, selecionando alguns produtos e deixa no carrinho de compras, mas decide sair sem finalizar a compra. Se você utilizar uma plataforma de automação, poderá relembrar a pessoa que ela largou produtos e talvez queira voltar para finalizar a compra.

Caso você queira outras opções de ferramentas em português que você pode utilizar o Mail 2 Easy e o Get Response. Ambas são plataformas para Inbound Marketing que contemplam a criação de e-mails e possuem layouts pré-prontos que lhe ajudarão a montar a sua própria.

O E-mail Marketing faz parte do método estratégico conhecido como Inbound Marketing, sendo que este último visa atrair e converter mais clientes através de conteúdos relevantes que despertam o interesse e permite que a empresa deixe de ir atrás do cliente e explore diferentes redes de pesquisa. Entre as plataformas mais utilizadas para Inbound Marketing é o Resultados Digitais ou RD Station e o HubSpot.

O sistema Kero Ótica é um software desenvolvido para ajudar você a gerenciar o seu negócio. Pensado exclusivamente para auxiliar óticas, possui telas especializadas para gerar controles de receituários e de fazer a impressão do pedido de laboratório. Não espere mais e conheça já o sistema Kero Ótica.