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Estratégias de Marketing Digital para Óticas Venderem Mais – Parte 03

Por Paula Kimie

Nos últimos posts (Parte 01 e Parte 02), foram iniciadas estratégias de Marketing Digital para óticas e alguns métodos para aplicá-las em suas redes sociais.

Este é o terceiro e último post da série, onde abordo mais algumas ferramentas que vão ajudar a alavancar sua ótica no meio digital: o Google Ads, Google Analytics, Remarketing e E-mail Marketing.

Google Ads

Você já ouviu falar de Google Ads? Esta ferramenta do Google é uma das mais importantes quando se trata de Marketing Digital para óticas, pois permite a criação de anúncios para divulgar na rede pesquisa, ou seja, durante as pesquisas do público, e nas páginas de sites parceiros.

Há alguns anos atrás, o Google Ads se chamava Adwords, pois somente permitia anúncios com formato de texto. Já a nova versão, permite que imagens e vídeos sejam disponibilizados, em diversos formatos e locais, dependendo do valor que você possui disponível para o investimento.

“O que eu posso anunciar no Google Ads?”
Anuncie seu diferencial! Utilize o ponto mais atrativo do seu negócio para ganhar mais clientes.

Passos para anunciar

Direcione sua publicidade para encaminhar ao seu website, redes sociais ou outras páginas, com a URL no final do anúncio. Por exemplo: A sua ótica tem um óculos de marca e fez um desconto promocional de uma data comemorativa. Como você vai seguir adiante:

1 – Primeiro de tudo, você precisa criar uma campanha e um grupo de anúncios;

2 – O que você quer alcançar utilizando o Ads?
Será perguntado logo no começo, mostrando diversas opções pré-definidas, entre as principais, é gerar ligações para a sua empresa, gerar mais visitas a sua loja ou gerar mais leads, contudo, também permite que você crie sem definir uma meta de início;

3 – Defina a estratégia de lances, provavelmente de início, a recomendação será utilizar a estratégia de CPC otimizado (Custo por Cliques), em que o Google somente cobrará caso seu anúncio seja clicado;

4 – Veja os tamanhos de imagens e/ou vídeos que Google Ads permite ser utilizado (geralmente, o tamanho será em pixels);

5 – Você pode criar uma arte, ou peça para alguém que saiba para criar. Lembre-se ela precisa ser atrativa, principalmente, se ela for direcionada à data comemorativa. Utilize cores, desenhos, formas, objetos que remetam ao tema e brinque com a imaginação. Cuidado, não se esqueça que o produto da sua ótica deve estar em destaque;

6 – Saiba utilizar palavras corretas para chamar a atenção. O Google não permite colocar anúncios com palavras em maiúsculo (EXEMPLO), mas permite que deixar a primeira letra de cada palavra em maiúsculo (Exemplo). Cuidado para não ter erros gramaticais;

7 –  Crie mais outros dois anúncios para o seu grupo e escolha as palavras-chave (para seu anúncio aparecer quando elas estiverem) e as palavras-chave negativas (para seu anúncio não aparecer quando elas estiverem);

8 – Acompanhe diariamente para estar sempre aprimorando seus anúncios e analisar o alcance que eles têm, podendo alterar configurações sempre que necessário.

Google Analytics

Esta outra ferramenta também criada pelo Google, é o Analytics. Por meio dele, é possível analisar os resultados do investimento no Google Ads e monitorar o público que entra no seu site. As métricas são baseadas em um código que deve ser inserido em todas as suas páginas e permite a monitoração de todas elas.

O Analytics possui gráficos e tabelas que relatam todos os visitantes e informações de comportamento dentro do site. Ele facilita a criação de estratégias e como saber alterar seus anúncios para atingir um público maior ou mais específico para a sua ótica.

“O que o Analytics me permite realizar?”

Ele permite a criação de uma campanha de remarketing com o público capturado, sendo que ele passa a monitorar todos os visitantes durante 30 ou mais, por meio de um cookie gravado no navegador.

O Remarketing é muito positivo, principalmente, em casos quando o visitante não está na fase de compra, ou seja, não está decidido a comprar ainda, mas está pesquisando. Com isso, seus anúncios aparecem com mais força durante um período de tempo.

Remarketing

É muito importante realizar esta estratégia, pois ele não permite que os visitantes se esqueçam da sua loja. No entanto, nos anúncios, ela é mais cara e pode alcançar menos pessoas, pois ele é específico e foca exatamente no público que visitou o seu site, tentando convencê-lo a comprar os produtos da sua ótica.

Para as campanhas com esta intenção será preciso mostrar o que o cliente quer ver e parecer que o anúncio foi criado pensando exatamente nele. Quanto mais específico for seu anúncio, melhor serão os resultados, além disso, para cada público diferente tenha um grupo de anúncios específicos.

Por exemplo, por que você ofereceria óculos estilo “aviador” para uma pessoa que gosta que óculos estilo “retro” ou “gatinho”? O mais provável é que ela nem queira mais voltar a sua loja online, pois o que é mostrado, não possui relação nenhuma com ela deseja, ou talvez acredite que a sua ótica somente possui óculos que ela não gosta.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é importante ao Marketing Digital para óticas, apesar de estar perdendo um pouco da sua efetividade, essa é uma ferramenta que permite que o seu cliente sempre tenha um contato e se lembre de você.

Esteja sempre atento e ofereça produtos que estão sendo procurados ou que estão em promoção. Crie um layout para os seus e-mails e mantenha para criar uma identidade.

“Como enviar um E-mail Marketing?”

A maneira mais fácil e assertiva de fazer o E-mail Marketing, é através de uma plataforma automatizada, que permite a criação, de uma sequência, de e-mails que serão enviados para vários leads (pessoas cadastradas com contato).

Um exemplo mais claro acontece quando o visitante já é cadastrado e visita seu site, selecionando alguns produtos e deixa no carrinho de compras, mas decide sair sem finalizar a compra. Se você utilizar uma plataforma de automação, poderá relembrar a pessoa que ela largou produtos e talvez queira voltar para finalizar a compra.

“Quais plataformas posso utilizar?”

O MailChimp é um exemplo de plataforma completa, eficiente e fácil de usar para criação uma sequência de E-mails Marketing, tendo o único empecilho ser uma plataforma totalmente em inglês.

Caso você queira outras opções de ferramentas em português que você pode utilizar o Mail 2 Easy e o Get Response. Ambas são plataformas para Inbound Marketing que contemplam a criação de e-mails e possuem layouts pré-prontos que lhe ajudarão a montar a sua própria.

O E-mail Marketing faz parte do método estratégico, conhecido como, Inbound Marketing, que visa atrair e converter mais clientes através de conteúdos relevantes que despertam o interesse e permite que a empresa deixe de ir atrás do cliente e explore diferentes redes de pesquisa. Entre as plataformas mais utilizadas para Inbound Marketing estão o Resultados Digitais (RD Station) e o HubSpot.

Gestão das vendas

Após utilizar o Marketing Digital para óticas, possivelmente, aumentaram suas vendas, por isso, você precisa estar preparado e organizar tudo, desde a compra das mercadorias até a saída dos produtos.

Se você não gerenciar corretamente as vendas, todo o trabalho e processo de Marketing, não serão úteis, já que será impossível mensurar os resultados. Para ter uma gestão de qualidade, é necessário analisar todo o processo financeiro e das mercadorias.

A maneira mais eficiente, e que simplifica o seu trabalho, neste controle é através de um sistema de gestão, assim como o sistema Kero Ótica, é um software desenvolvido para ajudar você a gerenciar o seu negócio.

Exclusivamente para auxiliar óticas, possui telas especializadas para gerenciar suas vendas, controles de receituários e fazer a impressão do pedido de laboratório. Gerencie corretamente suas vendas e veja os resultados! Conheça já o Kero Ótica.

Posts anteriores:
Estratégias de Marketing Digital para Óticas Venderem Mais – Parte 01
Estratégias de Marketing Digital para Óticas Venderem Mais – Parte 02

Última atualização: 15/04/2020.