fbpx
Post: Planejamento estratégico para 2022

O que não pode faltar no planejamento estratégico para 2022 da sua ótica!

Por Pedro Pancotte

Com a virada de ano, é muito comum projetar novos objetivos e metas, mas para alcançá-los com eficiência, e o mais rápido possível, é necessário realizar um planejamento estratégico para 2022.

Analisar as condições para o próximo período pode te preparar para lidar melhor com todas as situações. Por isso, pode ser considerado como um roteiro a ser seguido.

É essencial ter em mente todas as suas pretensões e como você tem intenção de atingi-las. 

A seguir você verá pontos de suma importância e que vão te ajudar, como empreendedor, a realizar um planejamento e estratégias específicas para sua ótica.

Por que realizar um planejamento estratégico anual?

Separar um tempo para avaliar as possibilidades e oportunidades à sua volta é algo que, mesmo que pareça simples, pode fazer toda a diferença. 

Se você possui um objetivo para o ano de 2022, essa é a hora de começar seu planejamento.

Avaliando com calma e atenção aonde você quer chegar, é possível listar as principais ou necessárias atividades a serem realizadas. 

Dessa forma, é estruturado um plano de ação com foco no que vai proporcionar os resultados esperados.

Analise o cenário atual da sua ótica

Para partir do ponto A e chegar ao ponto B, é preciso entender bem o contexto que sua ótica está inserida e aonde você quer chegar com ela.

Também é de suma importância considerar o cenário econômico geral do país, atual e futuro. De forma que, ele irá influenciar diretamente no percurso e sucesso da empresa.

Então, antes de iniciar o planejamento, comece analisando os relatórios de resultados, desempenho das ações estratégicas e as realizações da equipe durante o último ano.

Assim como, faça uma análise geral dos canais utilizados para comunicar e divulgar a ótica até o momento, e quais foram seus resultados.

Divulgação nas mídias sociais 

É importante avaliar a situação da sua empresa em relação às redes sociais e o quanto é válido investir, com tempo e dinheiro, exclusivamente nas divulgações online, através de mídias digitais.

tendo em vista que, no mundo atual a forma mais fácil e barata de atrair novos clientes e atingir novos públicos é usando a internet como meio de divulgação.

Faça uma lista apresentando as principais informações sobre como será realizada a comunicação da sua ótica nas redes. Inclua o tempo (mensal e semanal) que levará, valor de investimento, profissionais responsáveis pelas atividades, conteúdos a serem publicados e demais informações relevantes.

Confira abaixo a Planilha de Programação de Publicações, para facilitar e melhorar o planejamento das próximas ações da sua ótica nas redes sociais. Com ela, você e sua equipe poderão organizar os conteúdos, as datas e quais mídias serão utilizadas. Acesse e baixe gratuitamente o material:

Como realizar o planejamento estratégico para 2022?

Criar as previsões para os acontecimentos no próximo ano, tanto otimistas quanto pessimistas, vai te preparar, como gestor da ótica, para lidar com diferentes situações.

Desse modo, confira os pontos mais importantes que precisam estar no planejamento estratégico para 2022 da sua ótica.

Conheça seu público-alvo

Com um tempo destinado ao planejamento, é possível analisar e buscar pelas tendências, produtos que estão em alta e o que está sendo mais consumido.

Mas, além disso, é preciso considerar a opinião dos consumidores para tomar decisões estratégicas, como, por exemplo, mudanças no layout da loja e compras de novas mercadorias.

Por isso, o ideal é criar uma persona da sua ótica, para ter embasamento na hora de tomar decisões importantes e que terão participação do público.

Esta é uma forma fictícia para representar o seu cliente ideal. Para isso, é necessário saber o perfil dos clientes, como idade, sexo, renda mensal, profissão, problemas, necessidades, assuntos que interessam e demais informações de consumo.

Atualmente, existem diversas formas para criar uma persona, como o mapa de empatia, que apresenta as informações sobre o cotidiano, dores e objetivos de vida. Mas, você também pode realizar de forma prática pelo Gerador de Personas.

Preparação da equipe

A equipe é um dos pilares mais importantes para um bom planejamento. Além disso, os colaboradores também vão colocar em prática tudo o que foi idealizado para alcançar os objetivos.

Nós sabemos que, nem sempre você ficará na empresa, por isso ter uma equipe integrada, que sabe como ajudar seu negócio crescer mesmo em sua ausência, pode te trazer mais tempo para poder pensar com calma nos seus próximos passos.

E uma boa forma para manter o time sólido, é se reunindo e formulando juntos estratégias e metas plausíveis para o crescimento, e benefício, de todos. 

No entanto, posteriormente, a equipe precisa realizar as atividades planejadas com eficiência. Para isso, é possível aplicar metodologias que vão facilitar e organizar o desenvolvimento das tarefas.

Confira abaixo 3 exemplos, que podem ser realizados de forma manual ou com ferramentas digitais:

  • OKR: A sigla significa Objectives and Key Results (em português, objetivos e resultados-chave), ela é uma forma para gerenciar as metas e as tarefas principais a serem realizadas, normalmente, mais utilizada ainda durante a etapa de planejamento.
  • Canvas: É uma ferramenta para criar um modelo de negócio. Ela é excelente para começar a desenvolver novos projetos e ter uma visão ampla do mercado.
  • Kanban: É um método que organiza de forma visual as atividades que precisam ser desenvolvidas, que estão em andamento e que já foram concluídas. 

Gerenciamento de custos

Se você já sabe o que deseja realizar e aonde quer chegar no próximo ano, chegou a hora de colocar na ponta do lápis. 

Faça uma lista dos pontos-chaves de acordo com cada objetivo, com as principais informações para você tomar uma decisão consciente. Confira um exemplo:

  • Quais são os custos? Como pode agrupá-los e gerenciá-los?
  • A longo prazo é possível lidar com esses custos?
  • O custo-benefício será satisfatório?

Se faça essas perguntas antes de tomar sua decisão, para que não haja arrependimentos futuros e você consiga lidar com todas as situações que estão por vir.

Além disso, tenha um completo controle de caixa, para evitar imprevistos, ter visão do financeiro e o rendimento da ótica.

É necessário saber se, com seu fluxo de caixa atual, você poderá continuar arcando com os gastos e investimentos de, por exemplo, uma reforma na loja ou para abrir uma filial.

Controle de estoque

Realizar constantemente os cálculos e controle de estoque é essencial para a maximização dos lucros. 

Sendo assim, é importante avaliar a previsão de vendas e o giro de estoque, antes de realizar uma compra de novas mercadorias.

O famoso ditado popular “é melhor sobrar do que faltar” não se aplica nesse caso. Isso porque, uma grande quantidade de produtos parados no estoque é prejuízo para o negócio.

Antes de fechar um acordo com seus fornecedores, avalie as principais tendências de óculos para óticas em 2022 e o que seus clientes estão buscando.

Dica extra: assistência profissional

O que pode te ajudar muito na execução de novas atividades e projetos é falar com seu contador ou procurar especialistas na área que você atua, para aprender com a experiência e expertise deles.

Os profissionais, como prestadores de serviços e consultores, podem te auxiliar na criação de estratégias específicas para os objetivos da sua ótica.

Além disso, ter acesso a ferramentas com soluções específicas para ótica, podem facilitar os processos do cotidiano e auxiliar com informações estratégicas para o desenvolvimento da empresa.

Para começar a colocar em prática o planejamento e ter uma visão ampla do financeiro do seu negócio, acesse e baixe gratuitamente abaixo a Planilha de Planejamento Financeiro de Ótica!