A abertura de uma ótica por si só é um grande passo e requer sua atenção muito antes de abrir as portas. São vários setores que devem estar alinhados, documentação em dia, pagamento de tributos, alvará de funcionamento, etc.
O crediário próprio, que permite que os clientes comprem no seu negócio através de carnês, nem sempre é uma prática adotada no início da empresa. Isso porque, entende-se que os riscos de inadimplência são maiores.
Contudo, o intuito deste conteúdo é justamente abordar o que é o crediário próprio, vantagens e desvantagens desta forma de pagamento e cuidados essenciais para você aplicar no início sem colocar o funcionamento da empresa em risco.
Se você tem dúvidas quanto a implementação do crediário próprio na sua ótica, esse conteúdo é para você!
Crediário próprio: conceito e dados do mercado
O crediário próprio nada mais é do que você utilizar seus próprios recursos para financiar as compras dos clientes.
Para aderir a esse formato de pagamento você precisa disponibilizar uma parte do capital do seu negócio em operações de crédito, o que demanda muita clareza do caixa e dos riscos envolvidos.
Dito isso, se analisarmos o varejo com um todo, quando se trata de formas de pagamento, o cartão de crédito é o mais escolhido.
De acordo com dados da Pesquisa Comportamento do Consumidor no Uso do Crédito, realizado pela CNDL e SPC Brasil, “a forma preferida de parcelar compras da maioria dos entrevistados é através do cartão de crédito, citado por 70,7%. Em seguida, aparecem o crediário (6,3%) e o cartão de loja (6,3%).”
Isso nos mostra que mesmo o cartão sendo o preferido, existe uma parcela dos consumidores que optam pelo crediário próprio da loja devido às facilidades, como juros menores, não comprometer o limite do cartão, conseguir parcelas mais flexíveis, etc.
Entretanto, uma informação da Pesquisa da CNC sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor, de novembro/2021, mostra que 75,6% das famílias brasileiras tinham dívidas a vencer, 26,1% tinham dívidas em atraso e 10,1% não terão condições de pagar.
A respeito do tipo de dívida, ainda na mesma pequisa, em primeiro lugar estão as dívidas com cartão de crédito, seguido por carnês e financiamento de carros.
Enquanto uma pesquisa mostra um oceano de oportunidades, a outra sinaliza um comportamento não muito favorável do consumidor. E agora?
Antes que você desista de continuar a leitura, uma coisa necessita ficar clara: assim como tudo na vida, o crediário próprio tem seus prós e contras.
Nosso objetivo neste conteúdo é deixar ambos os lados esclarecidos para você analisar sua realidade — empreendedor que abriu uma ótica agora — e decidir pelo melhor caminho.
E pensando em tornar mais fácil sua avaliação, apresentamos abaixo as vantagens e desvantagens de aderir ao crediário próprio na sua ótica.
Vantagens de aderir ao crediário próprio
- Aumento nas vendas;
- Cliente precisa ir à loja para pagar, podendo ser ofertados novos produtos/serviços;
- O parcelamento favorece que o cliente leve mais produtos e de maior preço;
- Aumenta o ticket médio da ótica;
- Contribui para a fidelização de clientes (termina um carnê, porque não parcelar uma nova compra?);
- Permite um número maior de parcelas, ficando à critério da ótica a quantidade;
- Venda também para quem não consegue pagar à vista ou não tem cartão;
- Cobrança de juros e multas beneficiam sua ótica — desde que exista um equilíbrio e esse tipo de cliente depois pague a prestação.
Desvantagens de aderir ao crediário próprio
- Maior risco de inadimplência, se comparado ao cartão de crédito;
- Mais burocracia para o cliente no processo de análise de crédito — experiência do cliente deve ser considerada!
- Demora no recebimento do valor integral do produto vendido;
- Exige um controle financeiro eficaz.
Cuidados ao implementá-lo na ótica
Você percebeu que temos mais vantagens do que desvantagens quanto ao crediário próprio? E realmente, com o crediário vem inúmeras possibilidades de se aproximar dos clientes da sua ótica, vender mais, etc.
Contudo, essas vantagens listadas até aqui demandam acompanhamento e organização e, principalmente, cuidados para que os riscos envolvidos se tornem menores.
Então, para garantir todos os benefícios que o crediário próprio proporciona, separamos alguns cuidados que você precisa ter antes, durante e após implementar esse formato de pagamento na sua ótica. Vamos lá?
Efetue uma análise de crédito e perfil de risco
O primeiro passo ao ofertar a forma de pagamento pelo crediário é realizar uma análise de crédito do consumidor.
Assim, é possível visualizar o histórico de pagamentos, inadimplência com outras empresas e também avaliar o nível de comprometimento dessa pessoa com suas pendências pessoais.
Outra ação que pode colaborar para esta etapa de avaliação é estabelecer uma Política de Concessão de Crédito, de modo a ter critérios e normas que precisam ser atendidos para a liberação do crédito ao cliente.
Fique atento às compras por impulso
O crediário favorece as compras por impulso, já que ao voltar na ótica para quitar uma parcela, o cliente visualiza novos produtos, a vitrine e até mesmo tem a abordagem dos vendedores. Ou seja, a possibilidade de vender novamente é grande.
Entretanto, além de fazer a análise de crédito, citada no tópico anterior, é essencial que esse comportamento seja verificado, ainda mais se você ou os vendedores notarem compras excessivas, com valores altos e a necessidade de muitas parcelas.
Conforme a pesquisa Comportamento do Consumidor no uso do Crédito, realizada pela CNDL e SPC Brasil, “[…] 46% dos entrevistados admitiram que acabaram cedendo a essa tentação […] justamente pela facilidade de crédito.”
Pode acontecer de você precisar abordar o cliente no sentido de comentar se ele está ciente das compras excessivas e que o crédito dele está ficando comprometido. Com certeza é a última ação que você vai querer realizar, mas é algo que você deve considerar se quiser evitar prejuízos.
Tenha um controle eficaz dos clientes
Tudo precisa estar devidamente documentado e de fácil acesso. Carnês ativos, preços a receber, inadimplência, taxa de atrasos, tudo isso necessita ser acompanhado de perto.
Assim você consegue acompanhar a evolução deste formato de pagamento, principalmente nessa fase inicial, onde muito se está em jogo.
E claro, verificar todos esses dados com frequência facilita não só o acompanhamento dos clientes que podem gerar imprevistos no futuro, como também aqueles que são bons pagadores e vale a pena aumentar o crédito ou mesmo oferecer um bônus, por que não?
Utilize a tecnologia para fugir da inadimplência
Gerenciar o crediário próprio da ótica em cadernos ou mesmo planilhas não é impossível, mas além de consumir um tempo que você não tem, aumenta as chances de cobranças se perderem pelo caminho e a inadimplência bater na porta.
A tecnologia não só pode, como deve ser sua aliada desde os primeiros dias da sua ótica no mercado. O primeiro ponto sem dúvida é contar com um sistema de gestão específico para óticas que permita gerenciar não só todas as áreas do negócio, como o crediário.
Além dele, existem outros recursos que são fundamentais para garantir essa aproximação do cliente enquanto ele tem parcelas a serem pagas.
Tenha um número com WhatsApp Business e envie mensagens para os clientes quando as faturas estiverem próximas do vencimento ou mesmo ligue para lembrá-los.
Em casos mais críticos, sua ótica pode emitir e enviar ao cliente uma carta de notificação indicando que ele está passível de ter seu nome incluído em órgãos de crédito e cobrança como o Serasa ou o SPC, por exemplo.
E claro, você pode também utilizar canais como o e-mail ou mesmo as redes sociais para entrar em contato com os clientes.
Nem sempre será o caso do cliente agir de má-fé, já que existem outros motivos como falta de controle das dívidas, esquecimento, que podem fazer com que ele não pague na data de vencimento.
De uma forma ou outra, a inadimplência vai acontecer, você só precisa controlar e lançar mão de todos os recursos possíveis para manter tudo dentro da sua visão e assim tomar uma decisão assertiva quando isso acontecer.
Crediário próprio em ótica aberta a pouco tempo: vale a pena?
Acreditamos que por mais que mostramos os prós e contras, e os cuidados necessários, você ainda está em dúvida se oferta o crediário próprio na sua ótica, certo?
O ponto mais importante diante de tudo que apresentamos e que você precisa responder é: você vai conseguir gerenciar todos os crediários, valores a receber, valores pagos, clientes com atraso de 30 dias, clientes com atraso de 60 dias?
Se dizermos que uma gestão saudável é viável apenas em cadernos e planilhas, vamos estar mentindo. Você vai precisar investir para tornar o crediário próprio algo sustentável e benéfico para seu negócio e para os clientes.
Sem planejamento e controle o futuro da sua ótica pode ser comprometido. Lembre-se que temos sempre dois lados. Você terá bons pagadores e maus pagadores. É preciso se prevenir para garantir o crescimento da sua ótica e a satisfação do cliente ao oferecer essa forma de pagamento.
Por fim, como a questão da cobrança poderá fazer parte do seu dia a dia, caso você decida inserir o crediário próprio na sua ótica, separamos um material gratuito que pode te ajudar.
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