Quais são as oportunidades do mercado óptico para aproveitar no próximo ano? Essa é a pergunta de ouro que estará presente no Kero Ótica Trends 2022!
O setor tem demonstrado crescimento desde 2021, na área financeira e de vendas. Segundo a Abióptica – Associação Brasileira das Indústrias Ópticas, o faturamento do mercado óptico em geral, no ano passado, foi de mais de R$ 21 bilhões, valor acima de 900% do esperado.
A seguir, confira mais informações sobre as novidades de consumo, que vão contribuir na criação de estratégias para óticas.
O crescimento está acontecendo!
Já é evidente a evolução do comércio, posterior à crise econômica causada pela pandemia da COVID-19.
As pesquisas da Abióptica mostram que no setor óptico, as vendas do PDV no primeiro semestre desse ano aumentaram cerca de 14%, comparado ao mesmo período de 2021. Confirmando a tendência de crescimento.
Com esses dados otimistas, o próximo passo para alcançar grandes objetivos, é entender quais são as oportunidades do mercado para aplicar no seu negócio.
Não é surpresa que o consumo muda em supervelocidade, mas para cada novidade existem condições que empresas podem aproveitar para se aproximar dos consumidores.
Entender o perfil dos clientes permite realizar adaptações para se destacar no mercado.
Segundo a WGNS, existem tendências de consumidores para 2024, que são:
- Reguladores: A incerteza e confusão sobre as novidades são características principais, eles buscam controle e equilíbrio entre o pessoal e profissional e preferem um consumo comercial sem contato.
- Conectores: Estão indo em sentido contrário à cultura da pressa e produtividade excessiva, em um estilo de vida e de compra compartilhados, priorizando empresas com mais transparência no processo de produção.
- Construtores de memórias: As suas preferências estão voltadas para a qualidade de vida e, por isso, nos últimos tempos se desfizeram de materiais e relacionamentos incompatíveis com seu momento atual. Marcas e produtos vão conseguir sua atenção utilizando uma estética que os fará sentir representados.
- Neo-sensorialistas: Acreditam que as novidades tecnológicas facilitam as atividades cotidianas e são consumidores do Figital, o híbrido entre digital e físico. Bem como, apoiam novos meios de pagamento, como criptomoeda, biometria ou pagamento sem contato.
O evento para desenvolver profissionais do varejo óptico: Kero Ótica Trends 2022
A segunda edição do webinar possui novidades, contando com a participação de seis palestrantes especializados em diferentes áreas comerciais, e conteúdos bônus para continuar evoluindo depois do evento ao vivo!
Os temas a serem apresentados vão se complementar em um conteúdo profundo, que vai permitir o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todos os profissionais do mercado de varejo óptico.
Confira abaixo os detalhes da agenda, com datas e palestras do evento:
1º dia – 12/09
- Optometria Aplicada à Qualidade das Vendas – Com Breno Barbosa.
- Gestão que Inspira Pessoas a se Tornarem Bons Funcionários – Com Cleberson Viquete.
2º dia – 13/09
- Inovação e Criatividade no Setor Óptico – Com Carlos Coan.
- Impacto do Controle Financeiro no Seu Negócio – Com Onesiforo Cândido.
3º dia – 14/09
- Como a Educação Continuada Transforma os Resultados da sua Ótica – Com Letícia Araújo.
- Desenvolvendo uma Visão Estratégica – Previsões do Setor Óptico – Com Marcelo Kitsuda.
Agora que você já sabe o calendário e as temáticas, veja a seguir os tópicos que os especialistas vão apresentar ao vivo!
Optometria Aplicada à Qualidade das Vendas
O Criador da Comunidade Ópticos de Valor, Optometrista e Trainer Breno Barbosa vai trazer sua experiência no varejo óptico para mostrar como gerar valor no atendimento, se aproximar do cliente e ter mais chances de finalizar a venda, utilizando os conhecimentos de Optometria.
Gestão que Inspira Pessoas a se Tornarem Bons Funcionários
Escolher bons funcionários durante o processo de contratação é uma tarefa importante, mas realizar um treinamento e adaptação da equipe com as diretrizes da empresa pode gerar melhores resultados. Essa será a orientação para impulsionar o time da sua ótica, apresentada pelo Cleberson Viquete, Profissional de Marketing, Coach e Palestrante.
Inovação e Criatividade no Setor Óptico
O Fundador e Head de Inovação da Coan Inovação + Gestão volta para a segunda edição do evento. Carlos Eduardo Coan Junior vai abordar sobre inovação, tema de sua especialidade, apresentando métodos para expandir a criatividade e desenvolver estratégias únicas para óticas.
Impacto do Controle Financeiro no Seu Negócio
A contabilidade possui grandes responsabilidades no crescimento da empresa. E uma gestão financeira pode ser realizada com qualidade, entendendo quais são as atividades primordiais para o seu segmento de negócio. Para compreender o controle aplicado ao varejo, teremos a palestra do Onesiforo Cândido, Consultor, Contador e CEO da IDEIA Soluções.
Como a Educação Continuada Transforma os Resultados da sua Ótica
A Fundadora e CEO da Treinar Mais e Especialista em Educação Corporativa, Letícia Araújo, vai abordar sobre a importância e benefícios do aprendizado contínuo, e apresentar como incluir na rotina os processos estratégicos para aumentar os resultados do negócio.
Desenvolvendo uma Visão Estratégica – Previsões do Setor Óptico
O Marcelo Kitsuda, Presidente do Conselho de Administração na Abióptica e CEO na Marchon Brasil, vai apresentar tendências, números esperados e uma visão do mercado óptico para 2023, de acordo com pesquisas e análises realizadas pela Associação.
Conteúdo bônus: Marketing para óticas
O marketing é uma peça fundamental para o planejamento, divulgação e aumento das vendas nas empresas. Pensando nisso, o Kero Ótica Trends 2022 possui um conteúdo extenso com estratégias de marketing específicas para óticas.
Complementando todo o conhecimento adquirido durante as palestras ao vivo, os participantes do evento terão acesso a materiais gráficos, e-books e um Curso de Ações de Marketing para Óticas.
Os tópicos abordados incluem explicações e estratégias para criação de Persona, Divulgação nas Mídias Digitais, Marketing de Conteúdo, Merchandising para ponto físico e fidelização dos clientes com pós-vendas.
Faça a sua inscrição agora mesmo
Participe do evento que vai preparar todos os profissionais do varejo óptico, com conhecimento específico em diversas áreas do negócio.
Saiba como desenvolver táticas singulares na sua ótica e melhorar sua divulgação, atendimento e gestão para aumentar suas vendas.
Tenha acesso a todo conteúdo exclusivo do evento e às gravações depois do ao vivo. Faça sua inscrição gratuita de forma simples, no formulário abaixo!