Fatores Essenciais para Ter Uma Vitrine de Ótica de Sucesso

Por Beatriz Tiba

As óticas com vitrines planejadas e criativas atraem a atenção do consumidor, alavancando seu sucesso nas vendas. Por isso, você verá como ter uma vitrine de ótica atrativa.

As vitrines externas e internas são um dos principais recursos de comunicação visual das lojas com seus clientes. Nas óticas, elas são o primeiro impulso que desperta o desejo de compra e os convidam a conhecer a loja.

Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Relatam que acreditamos em metade do que ouvimos e quase tudo que vemos. Isso significa que a primeira impressão que guardamos, sobre algo ou alguém, é visual.

De acordo com o Sebrae, uma vitrine bem elaborada pode atrair mais atenção do que cartazes do tipo “Promoção”. Porém se forem mal elaboradas, ela pode gerar o efeito inverso e afastar a clientela.

Não basta apenas colocar os produtos sobre uma bancada, vitrine ou prateleira. Com isso a disposição dos elementos faz a total diferença no momento de captar a atenção dos clientes, desta maneira demonstraremos neste post algumas dicas de visual merchandising que você poderá estar utilizando em sua ótica.

Dica 01: Planeja o espaço de disposição dos produtos na sua ótica

Como diz o Sebrae, as vitrines são encarregadas por gerar cerca de 80% das vendas. Dependendo da forma como são montadas conseguem conquistar os consumidores.

Por isso, esse espaço deve ser bem pensado e planejado, pois pode ser uma excelente estratégia para atrair novos clientes e aumentar as vendas na sua ótica.

No espaço compõe-se todos os elementos que fazem parte da ótica, como: as posições da mesa para provar os óculos ou produtos complementares, do caixa, da vitrine, de entrada/saída e os expositores.

Portanto, você deve analisar e dispor a loja de forma a facilitar a visualização dos produtos, além de que os clientes circulem bem no ambiente como um todo, o que faz com que eles sintam-se muito à vontade no momento em que estão realizando suas compras.

Dica 02: Iluminação do ambiente para ter uma vitrine de ótica de sucesso

iluminação é um fator essencial para o comércio varejista de ótica. Um ambiente bem iluminado proporciona conforto e bem-estar ao consumidor, valorizando as mercadorias e o espaço como um todo.

Aposte em uma boa iluminação, que tem a sensação de limpeza e organização de sua ótica. Trabalhe com lâmpadas e adereços que destaque determinadas áreas nobres do ambiente, ou seja, os locais mais importantes como os expositores. Além disso, tenha atenção em adquirir lâmpadas econômicas que garantam que seu espaço fique iluminado durante todo o funcionamento de sua loja.

Observação importante: Mesmo que você tenha uma ótica no shopping ou em um centro comercial na rua, é muito importante destacar que uma boa distribuição da iluminação é capaz de realçar seu negócio e chamar a atenção dos consumidores.

Dica 03: Organização de acordo com os tipos de produtos

Deixe os produtos sempre à altura dos olhos dos clientes para atrair a atenção deles e facilitar as vendas. Além de satisfazer a curiosidade das pessoas, você ainda deve apresentar opções de produtos para que eles possam escolher e ter a decisão de compra.

No exemplo dos óculos, primeiro arrume-os por coleção, separando por grifes, marcas, óculos de sol e de grau. Em segundo, organize-os por preços dos valores altos para os mais baixos. Isso irá facilitar na hora de direcionar clientes com “poder de compra” diferentes.

Estes passos, é o princípio de uma apresentação de sucesso de uma vitrine de ótica, e podem ser utilizados ao arrumar os produtos em todas as partes da loja, como nas prateleiras, mostruário e displays.

Dica 04: Passos para montar a sua Vitrine Atrativa

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Última atualização: 14/04/2020.