Como Montar uma Ótica

Por Leticia Sakai

Segundo o IBGE (2019), mais de 35 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual. O uso de óculos é realidade e faz parte do dia a dia de muitos desses brasileiros.

Com as novas tecnologias e o surgimento de novos produtos especializados, o cenário é está a favor das óticas, que fazem parte de um setor em constante crescimento.

Antes de começar a montar uma ótica

Existem dois tipos de óticas, você sabia?

A ótica básica comercializa, fabrica ou incrementa lentes, armações ou acessórios em geral, em laboratórios próprios ou terceirizados. Por esse motivo, é necessário ter um contrato com o laboratório, para que ele faça a montagem dos óculos, seja de grau ou de sol. A diferença da ótica básica para a plena está no atendimento de exames com optometrista que possui licença para exercer a profissão e comercialização de lentes de contato.

Quem será o seu cliente principal?

Definir claramente quem será o seu público alvo direciona suas estratégias para entrar no mercado e formar sua clientela. Se aprofundar em conhecer o comportamento do seu público é muito importante, isso permite definir as formas que irá lidar com ele.

Lembrando que, independente da sua escolha, produtos de qualidade e fornecedores de confiança, são de extrema importância para que você se mantenha no mercado.

Entenda o mercado

Procure avaliar e se informar sobre a situação econômica do país, os indícios do mercado, sua concorrência, o comportamento do consumidor e com mais atenção ainda os fornecedores de materiais.

Não se preocupe, você mesmo pode fazer essa pesquisa, estudando as preferências do seu público, analisando o preço, produto, gestão e práticas da concorrência.

Quais são os riscos e vantagens do setor?

Faça uma análise de cenário para minimizar erros, avalie as ameaças e oportunidades do setor. As oportunidades são definidas a partir das possibilidades e de bons resultados que o empreendedor deseja ao implantar um novo projeto.

Já as ameaças, são as situações que estão além do controle do empreendedor e que podem influenciar negativamente os resultados esperados.

Exigências Legais e Legislações

Este tópico é um pré-requisito para abertura da sua loja. É fundamental, de tempos em tempos, revisar as regras e burocracias para tudo esteja em dia, e haja tranquilidade com relação a possíveis fiscalizações. É importante ressaltar que é necessário liberação do Ministério da Saúde, para que haja um especialista realizando a leitura das receitas.

Além disso, confira quais serão as obrigações com o Fisco e os tipos de notas fiscais obrigatórias para emissão.

Estrutura da Loja

Na hora de escolher o local é importante levar em consideração o público alvo. Além de, priorizar uma região de fácil acesso, com bom fluxo de pessoas, próximo de outros estabelecimentos e seguro.

Também é preciso ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, consulte a Prefeitura para confirmar se a sua ótica poderá funcionar no endereço escolhido.

Para montar uma ótica é preciso de uma boa estrutura e equipamentos bons para oferecer o melhor atendimento e criar boas experiências aos clientes.

  • Espelhos
  • Boa iluminação
  • Balcão amplo
  • Vitrines chamativas
  • Decoração condizente com o ambiente e a personalidade da sua marca

Além desses itens, são necessárias ferramentas de conserto em geral para reparos em óculos, limpadores e lentes, materiais de escritório, de caixa, computador, máquina de cartão e impressora . Aqui temos alguns aparelhos indispensáveis:

  • Ceratômetro (mede a curvatura dos olhos)
  • Pupilômetro (mede a distância entre a pupila e o nariz)
  • Lensômetro (mede o grau das lentes)

Contratando a Equipe

Quem vende e presta serviço, precisa de talento e experiência para estar em contato com seu público. Afinal, quem executa esse trabalho está representando sua marca para seu cliente através do atendimento.

É importante que você inclua em seu planejamento a contratação de vendedores experientes, de um oculista que faz a interpretação das receitas médicas, de atendentes, e de serviços gerais. 

Lembre-se que toda boa equipe é guiada por um líder que ensina pelo exemplo. Agregar e valorizar pessoas é uma das características valiosas de um líder.

Comunicação e Presença Online 

Hoje existem várias formas de divulgação direcionada para seu público. Você pode usar a comunicação tradicional por meio de revistas, televisão, jornais, folders, etc. E também investir nas redes sociais para estabelecer um relacionamento com seu público, onde eles podem tirar dúvidas, conferir conteúdos interessantes para eles e ficarem sabendo dos seus produtos e promoções.

Você não precisa participar de TODAS as redes sociais, identifique as que seu público mais usa e seja presente e relevante nesses canais. Também vale lembrar que o maior marketing é o “boca a boca”. Então invista em estratégias promocionais e em um atendimento de qualidade.

Outra opção que vale a pena nos dias de hoje e aumenta a lucratividade, é a criação de um e-commerce da sua loja que funcione bem. 

Organização de processo internos 

Um gerenciamento eficaz em todas as áreas da ótica pode contribuir muito para um crescimento mais rápido no mercado. Os pontos principais são: financeiro, estoque, fiscal e vendas.

Poder contar com um sistema de gestão especializado no setor óptico faz toda a diferença para manter a empresa com uma estrutura organizada, por meio das ferramentas essenciais para óticas.

O Sistema Kero Ótica, que é específico para óticas, simplifica os processos, até mesmo para quem não tem familiaridade com computadores. Com funcionalidades extras para aprimorar a gestão e os resultados do negócio, como o relacionamento com os clientes e visão detalhada do financeiro.

Além disso, a equipe de suporte qualificada permite o aprendizado do sistema com facilidade e rapidez.

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