Como Montar uma Ótica

Por Leticia Sakai

Segundo o IBGE (2019), mais de 35 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual.  O uso de óculos é realidade e faz parte do dia a dia de muitos desses brasileiros.

Com as novas tecnologias e o surgimento de novos produtos especializados, o cenário é está a favor das óticas, que fazem parte de um setor em constante crescimento.

Antes de começar

Existem dois tipos de óticas, você sabia?

A ótica básica comercializa, fabrica ou incrementa lentes, armações ou acessórios em geral, em laboratórios próprios ou terceirizados. Por esse motivo, é necessário ter um contrato com o laboratório, para que ele faça a montagem dos óculos, seja de grau ou de sol. A diferença da ótica básica para a plena está no atendimento de exames com optometrista que possui licença para exercer a profissão e comercialização de lentes de contato.

Quem será o seu cliente principal?

Definir claramente quem será o seu público alvo direciona suas estratégias para entrar no mercado e formar sua clientela. Se aprofundar em conhecer o comportamento do seu público é muito importante, isso permite definir as formas que irá lidar com ele.

Lembrando que, independente da sua escolha, produtos de qualidade e fornecedores de confiança, são de extrema importância para que você se mantenha no mercado.

Entenda o mercado

Procure avaliar e se informar sobre a situação econômica do país, os indícios do mercado, sua concorrência, o comportamento do consumidor e com mais atenção ainda os fornecedores de materiais.

Não se preocupe, você mesmo pode fazer essa pesquisa, estudando as preferências do seu público, analisando o preço, produto, gestão e práticas da concorrência.

Quais são os riscos e vantagens do setor?

Faça uma análise de cenário para minimizar erros, avalie as ameaças e oportunidades do setor. As oportunidades são definidas a partir das possibilidades e de bons resultados que o empreendedor deseja ao implantar um novo projeto.

Já as ameaças, são as situações que estão além do controle do empreendedor e que podem influenciar negativamente os resultados esperados.

Exigências Legais e Legislações

Este tópico é um pré-requisito para abertura da sua loja. É fundamental, de tempos em tempos, revisar as regras e burocracias para tudo esteja em dia, e haja tranquilidade com relação a possíveis fiscalizações. É importante ressaltar que é necessário liberação do Ministério da Saúde, para que haja um especialista realizando a leitura das receitas.

Estrutura da Loja

Na hora de escolher o local é importante levar em consideração o público alvo. Além de, priorizar uma região de fácil acesso, com bom fluxo de pessoas, próximo de outros estabelecimentos e seguro.

Também é preciso ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, consulte a Prefeitura para confirmar se a sua ótica poderá funcionar no endereço escolhido.

Para montar uma ótica é preciso de uma boa estrutura e equipamentos bons para oferecer o melhor atendimento e criar boas experiências aos clientes.

  • Espelhos
  • Boa iluminação
  • Balcão amplo
  • Vitrines chamativas
  • Decoração condizente com o ambiente e a personalidade da sua marca

Além desses itens, são necessárias ferramentas de conserto em geral para reparos em óculos, limpadores e lentes, materiais de escritório, de caixa, computador, máquina de cartão e impressora . Aqui temos alguns aparelhos indispensáveis:

  • Ceratômetro (mede a curvatura dos olhos)
  • Pupilômetro (mede a distância entre a pupila e o nariz)
  • Lensômetro (mede o grau das lentes)

Contratando a Equipe

Quem vende e presta serviço, precisa de talento e experiência para estar em contato com seu público. Afinal, quem executa esse trabalho está representando sua marca para seu cliente através do atendimento.

É importante que você inclua em seu planejamento a contratação de vendedores experientes, de um oculista que faz a interpretação das receitas médicas, de atendentes, e de serviços gerais. 

Lembre-se que toda boa equipe é guiada por um líder que ensina pelo exemplo. Agregar e valorizar pessoas é uma das características valiosas de um líder.

Comunicação e Presença Online 

Hoje existem várias formas de divulgação direcionada para seu público. Você pode usar a comunicação tradicional por meio de revistas, televisão, jornais, folders, etc. E também investir nas redes sociais para estabelecer um relacionamento com seu público, onde eles podem tirar dúvidas, conferir conteúdos interessantes para eles e ficarem sabendo dos seus produtos e promoções.

Você não precisa participar de TODAS as redes sociais, identifique as que seu público mais usa e seja presente e relevante nesses canais. Também vale lembrar que o maior marketing é o “boca a boca”. Então invista em estratégias promocionais e em um atendimento de qualidade.

Outra opção que vale a pena nos dias de hoje e aumenta a lucratividade, é a criação de um e-commerce da sua loja que funcione bem. 

Organização de processo internos 

Poder contar com um sistema de gestão especializado no setor óptico faz toda a diferença para manter uma estrutura organizada, tendo o controle financeiro, de estoque, fiscal, de vendas facilitado para analisar desempenho do seu negócio, realizar pós-venda e bonificação de funcionários.

O Sistema Kero Ótica atua simplificando processos, até mesmo para quem não tem familiaridade com computadores, contamos com uma excelente equipe de suporte para te ajudar a dar os primeiros passos nesse novo desafio.

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