Você sabia que a experiência de atendimento se tornou um dos maiores critérios mais importantes que influenciam as tomadas de decisão de compra dos consumidores?
Um estudo realizado pela Salesforce mostrou que 80% dos clientes consideram a experiência oferecida por uma marca tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece.
Ao oferecer um bom atendimento você oferta um bom suporte ao consumidor. Uma assistência de qualidade vai além da educação, ela demonstra que você e sua equipe estão prontos para ajudar seus clientes de maneira clara e precisa, o que é fundamental para fortalecer o relacionamento com fregueses e impulsionar a captação de novos compradores.
Por isso, vamos explicar alguns tópicos que merecem atenção e que podem ajudar você a entender a importância de um bom atendimento e como você pode melhorar esse aspecto na sua loja.
1 – Conheça o seu público
Entender o seu cliente é uma parte crucial para oferecer um bom atendimento. A empresa que capta o perfil consumidor saberá exatamente o que oferecer durante o atendimento e consequentemente, haverá maior conversão e frequência de vendas.
Alguns questionamentos que podem ajudar a descobrir com qual tipo de público você lida e entender qual será o atendimento ideal a ele:
- Qual o perfil do meu consumidor? Como posso descobrir isso?
- Como ele se comunica com a marca?
- Quais as suas necessidades?
- Quais soluções ele busca?
Possuir este conhecimento garante a sua equipe saber o que falar para conquistar seu público-alvo e fidelizar cada vez mais seus clientes.
2 – Tenha empatia e interações genuínas com o seu cliente
Sua equipe de atendimento é a linha de frente no contato com o público. Mais do que resolver o problema do consumidor, o atendente precisa se colocar no lugar do cliente, entendendo seus desejos e necessidades, e mostrando que ele é a peça mais importante do negócio através de uma boa conversa, sem frases prontas ou respostas automáticas.
Criar uma comunicação sincera com seu cliente é uma poderosa forma de atender o público. Esse toque pessoal ajuda a imagem da marca e melhora a experiência do comprador.
3 – Tenha agilidade
Ninguém gosta de esperar horas por um atendimento que não satisfaça as nossas necessidades, não é mesmo? Garantir a troca rápida de informações entre seu cliente é essencial para aumentar a qualidade e a boa imagem da sua marca.
Além de oferecer uma boa experiência ao seu consumidor, o fluxo interno do seu negócio se torna mais rápido, pois sua equipe consegue atender mais clientes em menos tempo. Para garantir que o atendimento seja feito em um tempo ideal, alguns passos são importantes, como:
- Evite textos ou mensagens longas;
- Não deixe seus clientes esperando uma resposta;
- Seja conciso na hora de falar;
- Tenha uma linguagem clara e objetiva;
São inúmeras as vantagens que um bom atendimento pode proporcionar ao seu negócio: além de aumentar as chances de mais e mais clientes se tornarem fregueses, você pode aumentar cada vez mais a sua clientela com novos consumidores.
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