O Que Óticas Podem Fazer Para Não Perder o Prazo de Garantia do Fornecedor

Prazo de garantia de óculos para ótica: Alguma vez um cliente seu voltou com um óculos quebrado querendo conserto ou até mesmo a troca do produto danificado depois do prazo de garantia

E como você reagiu? Foi direto ao ponto e disse que não poderia ajudar? Aceitou trocar o óculos para não perder o cliente, mesmo sabendo que a ótica poderia levar prejuízo?

O que fazer?

Cada vez mais, as pessoas exigem excelência do serviço prestado pelo comércio, e as ópticas não ficam de fora. 

Então é inevitável que sua ótica preze sempre pela satisfação do seu cliente, buscando ao máximo prestar um bom atendimento e trazer produtos de qualidade. 

Pois só assim é possível construir um relacionamento duradouro entre ambos, afinal de contas, são boas práticas como esta que transformam um simples consumidor em um cliente fiel.

Já que estamos falando dos clientes e seus direitos, é importante que você entenda que, por ser considerado um bem duradouro, o Código de Defesa do Consumidor determina que os óculos tenham três meses de garantia, (conforme a Lei 8.078), mais nove meses de bonificação, perfazendo um total de doze meses de garantia integral do produto, a contar a partir do momento da emissão da Nota Fiscal de venda, fornecida pela ótica. 

Grandes marcas como a Ray-Ban, Oakley e Chilli Beans disponibilizam a garantia das armações dos óculos e lentes das suas coleções.

Portanto, é imprescindível deixar os clientes cientes de que tem direito à garantia do produto que adquirem, seja uma armação de óculos de grau ou os indispensáveis óculos de sol.

O grande problema da garantia de óculos

Para as óticas, a garantia do produto começa a contar a partir do momento em que o óculos é adquirido pela ótica, não pelo cliente. No entanto, se um óculos está no estoque há, digamos, nove meses, o produto tem apenas mais três meses de garantia pelo fornecedor. Portanto, o cliente já não teria direito a um ano de garantia. 

Saiba a solução para ótica

Por isso, é bom lembrar que, na maioria dos casos, o fornecedor cobre apenas defeitos de fábrica dos seus óculos. Então, é preciso deixar isso bem claro para os seus clientes, conferindo com ele no momento da compra se o óculos possui algum dano ou não, evitando possíveis dores de cabeça no futuro. 

Informe aos clientes que a garantia não cobre danos por uso indevido na armação, que são considerados consequência do uso incorreto do produto pelo próprio cliente. Por exemplo:

  • Desbotamento e desgaste natural da cor
  • Danos causados por produtos químicos (cremes, tinturas, álcool, solventes, cola, etc.)
  • Danos causados por animais
  • Riscos acidentais na pintura das armações
  • Riscos acidentais em lentes solares e graduadas
  • Quebras ou danos por uso indevido

Algumas marcas são mais flexíveis quanto aos critérios da garantia, logo, sempre converse diretamente como os fornecedores para saber as exigências específicas de cada um. 

Apesar de tudo isso, a boa notícia é que é possível evitar essa dor de cabeça com alguns passos simples e fáceis de aplicar na sua ótica! 

Quer ver as dicas que só o Kero Ótica, o melhor sistema para óticas preparou para você?

Acesse aqui: Como Lidar com Giro de Estoque de Produtos com Garantia

24 comentários em “O Que Óticas Podem Fazer Para Não Perder o Prazo de Garantia do Fornecedor”

  1. Não consigo usar meu óculos de grau pois a armação machuca ,já fui três vezes na ótica e sempre a mesma história o tal ajuste que não me ajuda em nada perco dia de serviço gasolina estacionamento indo atrás de resolver e nada.ja tô a mais de trinta dias com o óculos e não consigo usar ,como a pessoa vem disser q tenq se adaptar,,como se adaptar com algo q machuca

  2. Olá, como vai? Lamentamos que você esteja passando por este transtorno.
    Se os ajustes não estão sendo suficientes, para resolver esse problema sugerimos tentar realizar uma troca, de acordo com o código do consumidor e da empresa, de outra armação na ótica, que encaixe a sua lente atual para não precise produzir outra.
    Entre em contato com a empresa para realizar uma negociação, ou com o Procon para solucionar outras dúvidas.
    Desejamos que consiga resolver esse contratempo!
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  3. Boa noite!
    Comprei um 2 óculos multifocais, de grau e de sol, porém não estou conseguindo me acostumar com eles. A lente possui garantia de adaptação, mas a ótica quer fazer uma série de ajustes antes. Tenho receio de estragarem minhas armações com estes ajustes, pois firam muito caras. Sou obrigada a realizar os ajustes mesmo assim?

  4. Olá Aline, como vai? Estes ajustes são muito comuns à adaptação aos óculos, já que, nem sempre os clientes se acostumam de primeira. Por isso, o recomendável é realizar os ajustes antes de uma troca.
    Fique tranquila a respeito da quebra dos óculos, porque as óticas têm o conhecimento sobre este assunto, e mesmo se acontecer de quebrar a empresa deve arcar com as despesas.
    Esperamos que dê tudo certo!
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  5. Geannini Nunes cordeiro

    As molas das perninhas dos meus oculos quebraram…eu fui a otica onde o comprei,eu havia pago 400 reais nele a vista e com 4 meses de uso as duas se quebraram…eu levei o papel que me foi dado no dia da compra para enviar a garantia,a atendente me disse que nao era aquele papel,que eu precisava da nota fiscal,mais aquele era o unico papel entregue com os oculos comprovando a compra e valor do mesmo.Que é da marca carmim…ela disse q o maximo que poderia fazer era eu escolher outro oculos pagar 100 reais ,mais esse oculos nao seria da mesma marca

  6. Cmprei meus óculos no mês de março deste ano são multifocais,lente dd boa qualodade com anti-reflexo também de qualidade custou quase 1.000,00.Logo parou tudo por conta do COVID.Tennho sentido muito incômodo e fui a outro oftalmologista e o grau diminuiu.No entanto devido ao pouco tempo ainda estou pegando meus óculos e terei q trocar as lentes.Na ótica onde coprei disseram que não podem fazer nada que terei que pagar pelos bebe.Realmente estão corretos?

  7. Agatha | Kero Ótica

    Olá Geannini, como vai? Lamentamos que isto esteja acontecendo.
    Se o seu problema com o óculos fizer parte da garantia da marca e empresa, oriento entrar em contato com Procon mais próximo.
    Esperamos que dê tudo certo!
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  8. Agatha | Kero Ótica

    Olá Bianka, tudo bem?
    Apenas a empresa ou marca do produto que comprou podem informá-la se este problema está incluso na garantia.
    Mas se não estiver, confira se um ajuste pode resolver ou pode solicitar uma haste nova.
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  9. Agatha | Kero Ótica

    Olá Patricia, como vai?
    Infelizmente, neste caso a ótica não realiza a troca da lente. Pois cada lente é confeccionada especificadamente para a necessidade do comprador e não é possível alterar o produto já pronto.
    Lamentamos por isso.

    Um abraço.
    Agatha | Kero Ótica

  10. Olá comprei meu óculos dia 12/06 e por um acidente, cai e risquei as lentes. Hoje é dia 20/07 . A ótica troca as lentes e tem custos neste caso?
    Obrigada

  11. Agatha | Kero Ótica

    Olá Adriana, como vai?
    Infelizmente neste caso a garantia não cobre, pois o defeito não é de fábrica.
    Uma lente riscada pode interferir na qualidade da visão, se for este o caso, e compensar para você, é possível realizar apenas a troca da lente.
    Recomendo que entre em contato com a ótica e veja quais são as possibilidades.
    Lamentamos pelo ocorrido.

    Um abraço.
    Agatha | Kero Ótica

  12. Comprei um óculos de grau que seria so para perto mais otica fez multifocais não consigo usar voltei no ofotalmologista que pediu pra trocar a lente pela correta mais a otica se nega faz 8 dias apenas como devo proceder

  13. Bom dia.
    Comprei um óculos de grau, mas vi que as lentes tinham um defeito ( no calor ou no sol a lente anti reflexo aparecia cheia de riscos). A ótica trocou as lentes, mas na lente nova o problema voltou. Posso pedir reembolso das lentes?

  14. Olá Lucilia.
    Lamentamos que você esteja passando por este transtorno.
    Se a ótica produziu o modelo das lentes por conta própria, é necessário que ela mesma a troque pela correta. Você pode conferir isto na receita do seu oftalmologista.
    O recomendado é que você procure uma unidade mais próxima do PROCON para resolver esta situação de forma legal.
    Desejamos que consiga resolver isto o mais breve possível.
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  15. Olá Jéssica.
    É necessário contatar a ótica novamente sobre os novos pares de lentes, o mais rápido possível.
    Segundo o artigo 18 do CDC, a empresa possui até 30 dias para sanar seu problema, se o uso for essencial a reparação deve ser imediata. Se passar do prazo você pode solicitar: um produto similar, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.
    Desejamos que consiga resolver isso!
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  16. Ana Paula de Oliveira Bernardes Merlin

    Comprei meu óculos multifocal. Eles erraram na medida e o grau ficou distorcido.
    Fiz a primeira troca em outubro e só me entregaram no início de dezembro. Novamente houve erro na medição e eles alegaram que perdi a garantia!!! Eu reclamei , pois que eu saiba o código do consumidor diz que o produto que vai para assistência, suspense e volta a contar a partir do momento que me entregaram. Estou muito chateada com essa ótica. Ainda estão exigindo uma carta do meu médico, que fez a medição e está novamente errada. Ele escreveu no papel que os oftalmologista entregam para fazer as lentes de grau.
    Vou solicitar essa carta e sei que vou pagar por outra consulta.
    A partir da carta, posso pedir cancelamento? Pq não estou confiando mais nessa ótica. Obrigada pela atenção.

  17. Carina Liziany Piumbini Pinto

    Meu óculos tem 10 meses de uso e as lentes estão descascando, toda a parte fotossensível está impossibilitando a visão, o que posso fazer? Posso requerer um polimento das lentes? Ou a troca das lentes? Acho triste um óculos de mais de 600 reais não durar nem um ano!

  18. Comprei um óculos, fiz a retirada em novembro, ontem 06/01/21, a armação trincou e quebrou, não foi queda, estava no meu rosto, porém a ótica alega que não se responsabiliza por danos, inclusive ótica nenhuma, mas em 21 anos que utilizo óculos i que sei é que não se cobre danos por mau uso, mas algo que aconteceu acredito eu que por falha do próprio produto. Não sei o que fazer, me sinto lesada.

  19. Bom dia, eu comprei o meu óculos há uns 4 meses atrás, eu acredito que o meu problema esteja dentro da garantia por conta de ser erro de fabricação, eu estou sentindo dor na região encima do nariz, sabe aquela parte que o cabo que liga as lentes encosta? então, ali mesmo, quando eu tiro eu paro de sentir a dor, eu não fui na ótica no 1 mês por conta que eu estava com uma espinha na região, aí eu achei que era apenas a espinha, mas continua doendo e no lugar fica vermelho

  20. Olá Ana Paula. Lamento esse inconveniente.
    Segundo o artigo 18 do CDC, a empresa que cometeu o erro possui até 30 dias para sanar seu problema, se o uso for essencial a reparação deve ser imediata. Se passar do prazo você pode solicitar: um produto similar, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.
    Em qualquer dúvida, recomendo que procure o PROCON mais próximo.
    Desejamos que isso se resolva o mais breve possível.
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  21. Olá Carina.
    É necessário conferir o período de garantia das lentes, se estiver dentro do prazo, o fabricante precisa sanar seu problema em até 30 dias, se o uso for essencial a reparação deve ser imediata.
    Recomendo que entre em contato com a ótica onde comprou os óculos para ver a melhor solução.
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

  22. Olá Nazaré. Lamentamos pelo ocorrido.
    Você pode conferir com o fabricante das lentes se este problema está incluso na garantia.
    Recomendo que entre em contato com a ótica e veja quais são as possibilidades. Por exemplo, é possível realizar apenas a troca da lente.
    Um abraço.
    Agatha | Kero Ótica

  23. Olá Vitor.
    Esta é uma situação muito comum, por isso as óticas realizam ajustes, de diversas formas, na armação para deixá-la confortável. Entre em contato com a ótica que comprou os óculos e explique o ocorreu, assim eles poderão realizar os ajustes necessários.
    Abraços.
    Agatha | Kero Ótica

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