Evolução do TEF: Das maquininhas de cartão à lojas autônomas
É inegável que a tecnologia tem apresentado facilidade no dia a dia das pessoas. Uma das áreas que tem sofrido alterações são os pagamentos de compras no comércio, e as óticas não estão fora disso.
Em nossa realidade o meio de pagamento mais utilizado é o cartão, seja crédito ou débito, tendo algumas lojas no exterior não aceitando mais dinheiro em seus recebimentos, somente cartão, por questões de segurança, sem necessidade de troco e agilidade no pagamento.
A tecnologia tem por foco principal, segurança e agilidade em nossas tarefas diárias e ter essa facilidade na gestão da sua ótica e apresentar isso ao seus clientes é um passo em direção ao sucesso e bom atendimento.
TEF
Uma das tecnologias que te possibilitam uma boa gestão é a TEF – Transferência eletrônica de fundos.
Com ela integrada ao seu software de gestão as informações de transação do cartão ficam salvas no sistema e lhe possibilitam uma conferência e gestão mais prática, como validação nas conciliações bancárias.
Para ser implantada, basta ter um software com integração e um PinPad para fazer a leitura do cartão e senha do consumidor.
Máquinas de cartão
Com o grande crescimento de profissionais que se classificam como Microempreendedores individuais (MEIs) as maquininhas de cartão se tornaram ferramentas indispensáveis para o comerciante e para o consumidor, é muito mais prático digitar uma senha do que ficar contando moedas ou notas para dar o valor correto do pagamento.
Hoje não se fala mais em Rede e Cielo apenas para máquinas de cartão, outros players estão entrando na jogada como, PagSeguro, Stone, Moderninha, Sumup, e estão ganhando mercado.
E esse avanço no mercado de máquinas de cartão, hoje está cada vez mais claro a realidade de não precisar mais pagar aluguel ou taxas altas, alguns custos estão melhores e há mais vantagens para o comerciante.
Inclusive há máquinas que recebem o pagamento por proximidade do cartão ou celular (Contendo tecnologia NFC – Near Field Communication, e informações do cartão), tudo para melhorar a vida de seu consumidor.
Nas decisões para sua ótica não devem ser avaliadas somente em “quem dá mais”, e sim em uma pesquisa mais detalhada sobre aquisição da máquina, taxas em parcelamentos, serviços de adiantamentos, prazos, suporte etc.
Auto Atendimento
Permitir que o cliente entre, escolha, pague e leve sua mercadoria sem nenhuma intervenção, a não ser quando solicitado pelo mesmo, é uma realidade que vem ganhando gosto no comércio brasileiro.
Um modelo de autoatendimento muito usado no Estados Unidos, onde as lojas não possuem o operador de caixa, cada vez mais é implantado aqui no Brasil, você escolhe seus produtos e você mesmo faz o pagamento, sem o tradicional caixa realizado essa função para você. Isto dá o controle ao cliente, beneficia o comerciante reduzindo custo e aumentando o espaço de seu estabelecimento.
Essa realidade vem crescendo aos poucos, por não se tratar de algo simples, é um processo em que o seu consumidor precisa ser educado, é necessário um software adequado e balcão específico.
Lojas Autônomas
Se o e-commerce trouxe praticidade na compra sem precisar ir até a loja física, agora, indo até a loja física, também teremos uma grande praticidade.
Ainda engatinhando com essa realidade, nos EUA e também aqui no Brasil, lojas sem funcionários são uma nova realidade, mais atraente, mais prática e mais rápida.
Cases de Sucesso
Nos EUA, a loja da Amazon é bem prática o seu funcionamento, o cliente entra na loja, passa por uma roleta onde se identifica com o aplicativo de celular da Amazon GO, daí em diante ele faz as compras de forma comum e sensores no teto irão o acompanhar e identificar cada produto que pegou. Ao fim de sua compra, basta sair da loja e o valor da compra será cobrado no cartão que deve ser configurado no aplicativo.
No Brasil temos a Zaitt, inspirada na Amazon, inaugurada em Março de 2019. O sistema é semelhante, o cliente faz o download do aplicativo da loja no seu celular, cadastra o cartão de crédito e tira uma selfie no app, se identifica na entrada por tecnologia de reconhecimento facial, realiza a escolha de seus produtos, na saída basta deixar a câmera reconhecer o seu rosto, os produtos são identificados e o pagamento é feito na hora no seu cartão. Cada produto possui uma etiqueta RFID para identificação.
Em ambos casos a única intervenção humana na loja é na reposição de estoque.
O que a tecnologia tem nos proposto é facilidade no dia a dia do comércio, na compra online, física, seja para o comerciante ou lojista e isso vem avançando em grande escala.I
Importante lembrar que mesmo falando em tecnologia estamos lidando com pessoas, nada substitui a aproximação entre consumidor, loja, que um bom vendedor proporciona. Temos sempre que acompanhar o desenvolvimento tanto em nível tecnológico, quanto em humano.
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Ultima Atualização 10/09/2020.