Para realizar um bom atendimento sempre foi necessário ter cordialidade e simpatia, mas um vendedor que apresenta mais que isso sempre sairá na frente. Além disso, o vendedor de ótica deve oferecer saúde ao auxiliar o cliente na compra de um óculos.
Às vezes o consumidor já chega com o pedido pronto, mas existem também aqueles que chegam na ótica com dificuldades e dúvidas. Neste momento, o vendedor tem o papel fundamental de orientar de forma simples, dando dicas e contribuindo no que for preciso para ajudar em sua saúde.
Abaixo listei algumas dicas para fazer com que o atendimento da sua ótica possa fazer a diferencia ao seu cliente, na hora da comprar um óculos ou lentes, com toda a responsabilidade possível.
Tenha domínio sobre o que você está falando
Além de dominar técnicas de vendas, é importante que o vendedor conheça sobre saúde dos olhos e tecnologias dos óculos e lentes que está vendendo. Pesquisar sobre patologias do globo ocular e deficiências visuais fornecem o embasamento necessário para que a venda seja realizada de maneira correta. Sempre colocando saúde e segurança em primeiro lugar.
Se atualize sobre novas tendências e tecnologias
Ficar antenado sobre novidades no ramo óptico é fundamental para realizar boas vendas. Realize cadastros em sites de fornecedores, experts e produtores de conteúdo do setor para receber novas informações e atualizações da área. Colocar isso em prática potencializa e cria credibilidade nas vendas.
Personalize seu atendimento
Fique atento ao perfil dos seus clientes. Tente compreender o estilo de vida dele, pergunte sobre profissão, hobbies e etc. Desta forma, você entende qual é o produto correto e atende suas necessidades dentro da faixa de preço que ele pode pagar.
Invista no pós-venda
Entre em contato com o cliente após um período de tempo, para saber se o óculos ou as lentes trouxeram a satisfação necessária. Neste caso, você também pode oferecer novos produtos. E sempre oriente que o comprador sempre deve consultar o oftalmologista quando necessário.
Isso mostrará ao seu cliente que a ótica se importa com a sua saúde, segurança e conforto e isso pode ser um motivo a mais para ele voltar e realizar mais compras no futuro.
Realize um pós-venda com exatidão e qualidade
Para não perder nenhuma data importante, como vencimento de receituário, e até mesmo o aniversário do cliente, é necessário organização nestes dados e atenção para oferecer um atendimento especial. Em um sistema de gestão especializado em ótica, além de ter total controle gerencial da sua empresa, você tem acesso a estas ferramentas com simplicidade.
Demonstrar esse cuidado especial com o seu cliente é um diferencial importante para a sua ótica. Use sua criatividade para encantar os consumidores e oferecer o melhor serviço sempre. Agora é só colocar essas dicas em prática e realizar boas vendas!