O Figital (em inglês Phygital) é um novo conceito para empresas referente ao estilo de consumo.
Há alguns anos o Omnichannel (multicanais) veio à tona e se destacou entre as empresas, abordando a estratégia de se relacionar com os consumidores por meio de diversos canais, com uma comunicação que se completa entre os diferentes meios.
Pode-se dizer que a população se adaptou muito bem a esse estilo de consumo e vem utilizando-o cada vez mais.
Como tudo é fluido, é comum novas estratégias aparecerem com frequência. E por meio de adaptações de diversas tendências surgiu o Figital.
Conheça agora mesmo, neste post, o que é este conceito e como aplicar de forma eficiente na sua ótica.
O que é o termo Figital?
O nome é simples e objetivo, utiliza o F de Físico e igital de Digital.
Ele surgiu de uma adaptação de Phygital, que une o Phy de Physical (físico em inglês) com gital de Digital.
Com o nome já podemos identificar a essência do conceito. A sua base é unir as ações do ponto físico e do digital. E dessa forma, se aproximar mais do seu público-alvo.
O foco dessa estratégia é o comércio, justamente porque o segmento atende e vende em lojas virtuais e físicas.
Com o desenvolvimento e novas exigências dos consumidores é comum que empresas já estejam dentro do conceito sem conhecê-lo.
Porque o conceito está tão popular?
O Figital existe desde que a população começou a utilizar a internet e as empresas enxergaram uma nova oportunidade para a publicidade.
Mas a combinação entre os canais de vendas está se tornando cada vez mais comum ao longo do tempo. Isso porque, oferece mais praticidade e conforto aos compradores.
Uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil informou que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.
E a Adyen revelou em uma pesquisa que 50% dos participantes estão ansiosos para voltar a comprar presencialmente.
Isso mostra que o universo digital se intensificou, mas também que as compras em lojas físicas continuaram sendo uma opção aos consumidores.
Os benefícios para óticas
O mercado óptico está demonstrando crescimento no segundo semestre (2021), depois de intensas adaptações para continuar atendendo durante os picos de transmissão do novo Coronavírus.
Nesse processo cauteloso, para algumas óticas foram necessárias mudanças drásticas. E muitas empresas impulsionaram as ações em mídias digitais para se manter perto de seus clientes.
Com a diminuição dos casos graves da Covid-19 e a flexibilização da quarentena, a população pode se sentir mais tranquila para retornar às ruas, o que possibilita um aumento nas vendas presenciais.
Porém, isso não quer dizer que as empresas podem esquecer ou descuidar das mídias digitais, muito pelo contrário. Com esta nova tendência, o ideal é combinar a comunicação do ponto físico com o digital.
Todas as formas de contato da ótica precisam ter uma comunicação integrada
Escolha os canais para a comunicação da sua ótica de forma estratégica.
Não é necessário, e muitas vezes nem inteligente, estar em todas as mídias digitais. O importante é estar nos meios em que seu público está.
Então, escolha com atenção os canais para divulgar a sua ótica e comece a desenvolver uma comunicação integrada.
Em todas as mídias, e até em atividades presenciais, precisam fazer sentido para os consumidores, a fim de facilitar o progresso dele até a compra.
As pessoas responsáveis por cada meio de comunicação, desde o atendimento das redes sociais até nas vendas da loja física, precisam conversar sobre o que está sendo feito e ofertado.
Como tornar a sua ótica Figital
A tecnologia, além de ser um pilar desta estratégia, é uma aliada para o crescimento e desenvolvimento das empresas.
Por isso, é necessário utilizar ferramentas tecnológicas para fazer a sua ótica se tornar Figital.
Antes de tudo, é importante analisar quais são os recursos que vão realmente contribuir na evolução do seu negócio, assim como para uma maior facilidade na integração entre os canais. Hoje este é um fator decisivo para contratar uma ferramenta ou não.
Conheça abaixo alguns dos principais meios tecnológicos para aplicar o Figital.
ERP
O ERP – Enterprise Resource Planning (em português Planejamento de Recursos Empresariais) é um excelente exemplo de integração, já que esta ferramenta une e permite o controle de diversas áreas da empresa.
Mais conhecido como sistema de gestão, o objetivo dele é aprimorar o gerenciamento e, com isso, colaborar para o crescimento do negócio. Desta forma, se aplicado corretamente, você pode ter uma visão ampla do funcionamento da sua ótica e melhorar a tomada de decisão.
O software auxilia na realização e agilidade das vendas do PDV, controle de estoque e gestão financeira – com contas a pagar e receber –, além de auxiliar no relacionamento do cliente com controle de pós-vendas.
Catálogo online
Atualmente é possível realizar uma venda de forma totalmente digital, os meios mais comuns para isso são e-commerce e marketplace.
E as opções têm aumentado cada vez mais. Agora é possível criar catálogos personalizados, aplicativos e, até mesmo, uma loja virtual no Instagram.
Esses meios estão se tornando muito populares, contribuindo para as empresas se tornarem mais próximas de seus clientes e ampliando a sua área de atuação e vendas.
CRM
Um CRM – Customer Relationship Management (em português Gerenciador de Relacionamento com o Cliente) é uma opção de canal para controlar os atendimentos, prospecção de novos clientes e vendas, principalmente as realizadas de forma virtual.
Existem programas específicos para controlar estas atividades e facilitar este processo, por exemplo o PipeRun ou o CRM da RD Station.
Porém, a ferramenta ideal para essa função é a que te disponibiliza o controle e visualização do relacionamento da equipe de vendas com os consumidores e clientes.
Chatbot
O Bot é uma versão resumida da palavra robot (em português robô). Ele é um software que executa uma série de funções pré-programadas. Normalmente, está associada à inteligência artificial e busca interagir simulando a forma de pensar humana.
Sendo assim, o Chatbot é um aliado para automatizar a comunicação com os usuários de sites e os clientes. Principalmente, respondendo às perguntas mais frequentes.
É comum utilizá-lo em site e e-commerce, mas existem funções internas que funcionam de forma muito semelhante nas páginas do Facebook e no WhatsApp Business.
QR Code
O QR Code – Quick Response Code (em português Código de Resposta Rápida) possui diversas utilidades, desde reforço de segurança até apresentações comerciais.
Ele possui uma ampla possibilidade de uso, e você pode soltar a criatividade para aplicá-lo. As formas mais comuns são para trocar os canais de comunicação, como:
- Vitrine que leva para o catálogo online;
- E-commerce que envia para o e-mail;
- Banner que manda para as redes sociais;
- Revista que leva para o Blog;
- Instagram que leva para o WhatsApp;
E diversas outras alternativas.
Conclusão
O Figital é uma resposta às necessidades e objetivos dos consumidores. E isso exige uma adaptação do mercado e das empresas.
É necessário se adequar a realidade do público-alvo para continuar se comunicando e estimulando o desejo de compra na sua empresa.
Agora é aproveitar os diversos canais e ferramentas disponíveis para desenvolver a sua ótica e fazer com que ela se torne Figital.
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