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Estratégias para Aumentar as Vendas de Ótica no Fim de Ano

Dezembro é a época de festas, de férias e de presentear os familiares e amigos, por isso, é importante se planejar para aumentar as vendas de ótica no fim de ano.

Ainda mais que, a demanda do comércio varejista cresce, ou seja, tudo o que as pessoas não consumiram durante o ano todo, será adquirido nas compras desse período.

Por isso, é necessário ter uma boa organização da sua ótica, principalmente, em relação ao investimento do estoque, decoração, treinamento de funcionários, etc.,  para suprir as vendas de dezembro e lucrar mais.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas  de como realizar um planejamento de sucesso para aumentar as vendas da sua ótica no fim de ano. Confira!

1. Planeje o seu estoque para o aumento das vendas

O estoque é um ponto fundamental para não perder dinheiro. Por quê? O estoque é dinheiro e para ter estoque é preciso investir. Você, como empresário, precisa saber quais e quantos produtos comprar para atender a necessidade dos consumidores.

Para não errar, use o histórico de vendas do sistema Kero Ótica como parâmetro. Estude o desempenho de cada produto no período, quais são os mais vendidos, separando-os pelos tipos, modelos, marcas e coleções.

Dessa forma, é possível ter uma aproximação dos estoques mínimos necessários para atender as demandas (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS).

2. Capriche no visual de sua vitrine

A sua ótica precisa acolher o cliente, ter um layout e produtos para atender desejam. Capriche na fachada, não se limite apenas às tradicionais decorações de fim de ano, inove, abuse de sua criatividade e surpreenda sua clientela.

Dê atenção especial na organização interna da loja, arrume o posicionamento dos balcões, para proporcionar um bom fluxo interno aos clientes. Opte por  uma decoração suave, para não ter uma poluição visual dificultando a visualização dos produtos.

Afinal, quanto mais confortável seu cliente se sentir na sua loja, maior será seu tempo de permanência, aumentando a probabilidade de compra. Outra recomendação é “vestir” sua loja com um visual diferente.

Ninguém merece ver aquela decoração clássica com algodão, bolas e purpurina. Crie uma área “instagramável” na loja, onde o cliente vai querer tirar foto e postar na sua rede social.

O segredo para esse período festivo é proporcionar uma experiência diferente, para que o consumidor acredite mesmo que tem um Papai Noel dentro da loja… não tem, sem problema, mas tem de fazer ele a acreditar que tem.

3. O que fazer quando a demanda de vendas aumenta?

Se a demanda de vendas aumenta, é preciso aumentar também o quadro de funcionários, mesmo que temporariamente. Quanto mais cedo contratar, mais qualificado será o pessoal contratado, além de permitir mais tempo de treinar nas rotinas específicas da loja (SEBRAE).

Como a contratação de temporários dura, geralmente, três meses, o ideal é contratar antecipadamente para ter a mão de obra reforçada até meados de janeiro.

Outra ação importante para agradar os clientes é evitar a formação de filas, uma sugestão é alugar máquinas extras de cartões e dispor os produtos de forma a liberar o fluxo do caixa.

A ordem é: não desperdice o ponto de contato com seu cliente, lembre-se que 80% das vendas natalinas são de lembrancinhas, e que os 20% restantes vão buscar diferenciais.

4. Invista no marketing para aumentar as vendas da sua ótica

A jornada do consumidor também precisa ser compreendida pelos lojistas, é preciso estar preparado para recebê-lo, mesmo que se seu ponto seja digital ou físico, ou seja, é preciso atrair a atenção do cliente e incentivá-lo a ir ao local onde estiver.

E como faço o marketing e a divulgação da minha ótica?

Existem deficiências em muitos lojistas ao utilizar as multiplataformas e principalmente os smartphones, que despontam como principal disparador de compra. Invista em material publicitário, como por exemplo, flyers e panfletos. E também em redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp.

Quem não dominar ou não tiver recursos para contratar soluções mobile, pode estar realizando um bom trabalho com Instagram, já que, ele é a vitrine ampliada do estabelecimento. Se tiver algo lindo na loja, coloque nas redes sociais, pois é um bom ponto de atração.

5. Crie ações promocionais

Outra dica muito válida, é a realização de ações promocionais, sorteios, concursos, cupons de descontos isso irá atrair um público maior, mais vendas e fazer a sua ótica lucrar mais.

Além de promover sua ótica, é uma ótima oportunidade de captação de contatos para a formação de uma base de dados, para futuras ações de marketing via e-mail, redes sociais, SMS ou WhatsApp.

6. Invista na segurança de sua ótica

A segurança é um item que merece atenção em sua ótica, sendo que alguns produtos oferecidos são de grifes e tem um alto valor. Com o aumento no volume de clientes na loja, o risco de furtos cresce.

Portanto, é recomendada a contratação de seguranças ou instalar sistemas de proteção e prevenção de perdas, como câmeras e alarmes, especialmente, para esse período (SEBRAE).

Essas foram algumas dicas que você pode colocar em prática na sua ótica para aumentar as vendas no fim de ano. Esperamos que elas te ajudem a deixar a sua loja incrível nessa época de fim de ano! Compartilhe conosco como foi sua experiência nos comentários.

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Última atualização: 13/04/2020.

Referências

SEBRAE. Varejo se prepara para fim de ano: veja dicas. disponível em: <http://blog.sebrae-sc.com.br/dicas-para-varejo-se-preparar-para-fim-de-ano/>. Acesso em: 19 nov, 2018.

JORNAL DO COMÉRCIO. ‘Faça um Natal diferente’, propõe consultor de varejo. Disponível em: <https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2018/11/657250-faca-um-natal-diferente–propoe-consultor-de-varejo.html>. Acesso em: 19 nov, 2018.

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. 7 dicas para faturar alto no fim de ano. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/10/7-dicas-para-faturar-alto-no-final-de-ano.html>. Acesso em: 19 nov, 2018.

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