O consumidor do futuro é uma expressão para representar os padrões de comportamento e decisão que as pessoas tendem a seguir, principalmente, no momento de compra.
Fabiano Zanzin (CEO do IBGL – Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança) fez uma palestra no primeiro dia do Kero Ótica Trends, sobre este tema, e explicou com maestria quais são as novas tendências e exigências do varejo.
A participação do Fabiano foi muito enriquecedora, com diversos insights para entender o mercado e começar a agir rápido.
A seguir você poderá conferir os principais pontos que o CEO da IBGL apresentou, além de um conteúdo completo para se adaptar e conquistar o consumidor do futuro.
Quem é o consumidor do futuro?
Os consumidores do futuro são os compradores que estão se encaixando, ou até mesmo ditando, novas tendências e formas de venda e compra.
Segundo um artigo da WGSN, os consumidores para 2022 possuem três principais perfis, que são:
- Estabilizadores: A conexão constante tende a causar sentimento de exaustão e cansaço, por este motivo, estão buscando tranquilidade.
- Comunitários: O futuro social e carreira são os pontos mais importantes, o objetivo é se identificar e realizar o que gosta.
- Novos otimistas: O foco é o bem e justiça para todos, bem como, celebrações e momentos alegres.
Mas para entender de fato este novo perfil de consumidor, é necessário compreender o cenário em que ele está inserido, quais são suas influências e desejo de consumo.
Novas tendências de consumo para sua ótica aderir
O varejo está em constante evolução, e com o surgimento de ferramentas tecnológicas as mudanças ficam mais aparentes.
A pandemia mundial da Covid-19 evidenciou algumas transformações em diferentes demandas do varejo. E um dos principais motivos foi o distanciamento social e as medidas protetivas, que surgiram para diminuir a transmissão do novo coronavírus.
Inicialmente os consumidores não podiam sair de suas casas para concluírem as compras, porém, depois de um tempo isso foi se tornando mais comum e desejável. Deste modo, fez com que aumentassem as demandas de atendimento e vendas online.
Consumo digital: Omnichannel ou Figital
Você pode já ter visto estes termos em algum lugar, mas você sabe o que cada um significa e quais são suas características?
O termo Omnichannel (multicanais), surgiu há alguns anos e desde então, vem se popularizando por sua estratégia objetiva para se relacionar com os consumidores por meio de diversos canais, com uma comunicação alinhada e integrada entre todos os meios.
O Figital, de certa forma, pode ser considerado uma evolução do Omnichannel. Como o nome já diz, o objetivo é unir as ações do ponto físico com o digital. E dessa forma, se aproximar cada vez mais do seu público-alvo.
Por mais que ambos sejam parecidos e abordam o digital, não são iguais. Cada um possui uma estratégia e objetivo diferente.
Você sabe como escolher ou aplicar cada um deles?
Não há uma receita pronta, mas se você realiza vendas apenas de forma virtual, a melhor estratégia pode ser o Omnichannel. Porém, se você tem uma loja física busque desenvolver o Figital, mesmo que não realize vendas online oficialmente.
Comprar um produto ou viver uma experiência?
No Kero Ótica Trends, o Fabiano Zanzin nos explicou que uma das mais fortes tendências do varejo é a experiência.
Preparar um momento de estímulo pode ser o grande fator para o consumidor realizar sua compra.
Esta experiência pode ter diversos objetivos. Confira algumas possibilidades:
- Afirmação da individualidade de cada pessoa;
- Educação;
- Degustação;
- Emocional.
Com o objetivo bem definido é possível criar um momento especial, que pode ser presencial ou online.
Veja tudo o que o Fabiano e os outros especialistas, do ramo óptico ou de inovação, apresentaram no Kero Ótica Trends. Clique abaixo e se inscreva no evento para ter acesso a todo o conteúdo!
Estratégias para se adaptar às novas tendências
Saiba como aplicar estratégias que farão a diferença no sucesso da divulgação de sua ótica.
Confira os seguintes passos para aprimorar e ter mais qualidade em sua comunicação.
Fortalecimento dos canais digitais
Como já vimos anteriormente, as mídias digitais estão tomando força nas compras dos consumidores.
Para ser visto é preciso estar ativo.
Este é o primeiro, e um principal passo para chegar em seu público-alvo.
É necessário elaborar uma estratégia para criação de conteúdo e divulgação da sua ótica para as mídias que você utilizar.
Entenda quem é seu público e o perfil de seus clientes, analise quais os sentimentos e as sensações que eles têm atualmente.
A partir disso, você terá um caminho para traçar no momento de planejar a criação para suas mídias.
O objetivo é fazer com que o público se identifique e veja uma solução com a sua comunicação.
Relacionamento ou engajamento: precisa escolher?
Engajamento é o mesmo que relacionamento?
Essas palavras possuem um significado diferente:
- Relacionamento: ação de relacionar(-se), contato ou proximidade com duas pessoas ou mais.
- Engajamento: ato de engajar(-se), mensuração do nível de interação dos seguidores com o perfil da rede social.
Mas, juntas podem melhorar a sua relação com os clientes e seguidores.
O engajamento se cruza com o relacionamento quando você estabelece uma relação mais próxima com os seguidores digitais.
Já o relacionamento se alinha com o engajamento quando você amplia seus meios de comunicação com os clientes, que vão te acompanhar em todas as mídias e ouvir o que você tem a dizer.
Dessa forma, você estreita o relacionamento com os clientes, contribuindo na fidelização e aumentando as chances de se tornarem Brand Lovers (fãs da marca em português).
Simplicidade e transparência fazem a diferença
A simplicidade e transparência são fatores decisivos durante as compras.
Conforme o artigo da WGSN, “os consumidores estão exaustos. Simplifique o processo de compra, tanto nas lojas quanto on-line, e as vendas devem fluir”.
Assim como, é importante manter a transparência do propósito da marca. Algumas pessoas estão considerando este o principal ponto para comprar algo, isso porque, elas buscam por empresas que representam seus objetivos.
Conclusão
Adaptar sua ótica para o consumidor do futuro será um processo contínuo, mas que vai gerar grandes resultados no futuro, contribuindo para o crescimento da sua empresa.
Para estar sempre por dentro das tendências e conquistar os consumidores é necessário estudar constantemente. Desta forma, você terá uma visão ampla da evolução e novidades do mercado.
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