Atualmente existem muitas informações que podem ajudar no dia a dia do seu negócio e alguns conteúdos só vão confundir, desta forma, é necessário filtrar as informações para que as ações sejam mais assertivas e sem desgaste.
Mesmo que realizar testes seja necessário, ter uma confiança que seu investimento, de tempo ou dinheiro, pode trazer mais resultados é muito melhor do que só ir realizando um monte de dicas sem fundamento.
E é pensando nisso, que preparamos algumas dicas que, se aplicadas corretamente, irá ajudar você e sua equipe a vender muito mais de uma forma muito melhor.
Dê um elogio sincero ao cliente
A primeira dica é: Realize um elogio sincero ao seu cliente, evite elogios forçados e instrua sua equipe a nunca usá-los. Porque se o consumidor perceber, todo seu esforço vai por água abaixo, assim como toda a credibilidade do seu vendedor e do seu negócio.
No entanto, um elogio sincero, feito com carinho e respeito, gera empatia, quebra barreiras e desarma a pessoa. Mesmo assim, tenha cuidado com os exageros, motive seus colaboradores a usarem isto como ferramenta para gerar empatia e respeito ao próximo.
Afinal, ninguém resiste a um elogio sincero…
Fazer Junto
Essa instrução é para gestor ou gerente: Não é só mandar, precisa fazer junto e colocar a mão na massa. Afinal, como você vai saber qual o gosto do cliente se não estiver próximo a ele.
Já ouviu o termo “Tem que sentir o cheiro do cliente, saber o que ele pensa, como ele está comprando”? Para fazer isso, não adianta ficar numa sala com ar condicionado, isolado e distante do que realmente acontece nas vendas.
Ouvimos falar de quem faz
Quem faz a diferença é quem se envolve mesmo. Os grandes líderes e as pessoas das quais costumamos ler, são pessoas envolvidas e a frente de seus desafios.
Vou falar por mim: Quando estou envolvido em alguma atividade onde meu líder está trabalhando junto, isso me motiva, sei que vou aprender com a experiência dele e, certamente, ele vai ganhar meu respeito por não ter medo de trabalhar e lutar junto.
Em contrapartida, trabalhar com alguém que só sabe mandar e cobrar é frustrante e extremamente desmotivador.
Conheça os produtos
Toda a equipe precisa conhecer o que está vendendo, conhecer mesmo, estudar os produtos, as marcas e os materiais que são feitos.
Lembro de quando comecei a vender equipamentos de informática para automação comercial, antes de começar a vender eu procurei estudar cada produto,sua aplicação e função exata.
Isso pode dar trabalho, às vezes é chato porem necessário, pois conhecer o produto gera segurança na hora da venda, passando confiança e credibilidade ao cliente.
O consumidor não é bobo
O consumidor atualmente, sabe diferenciar se você conhece o que está falando, ele sabe distinguir, busca informação, porque sabe dar valor ao próprio dinheiro.
Saber a aplicação do produto é importante
Eu lembro de quando contratei um marceneiro para fazer os móveis do escritório da minha casa. Acertamos as medidas, modelo do móvel, cores, os locais, a escrivaninha e as gavetas dela. Quando os móveis foram instalados eles ficaram lindos, porém o marceneiro fez as gavetas presa a escrivaninha e suspensa 10 cm do chão.
Minha esposa quando viu aquele espaço debaixo da escrivaninha falou: “E aquele espaço debaixo da escrivaninha? Por que o marceneiro não fez uma base?! Vai ficar ali só para juntar poeira e para limpar vai ter que agachar, não faz sentido isso”.
O marceneiro simplesmente não pensou no uso do dia a dia do móvel, esse tipo de coisa é o vendedor que precisa estar atento, ele deve conhecer o produto e sua aplicação melhor que o cliente.
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Realizado por: Equipe Kero Ótica