Como Vender Mais no Natal: Dicas para ótica

Por Alessandro Pancotte

Atualmente existem muitas informações que podem ajudar no dia a dia do seu negócio e alguns conteúdos só vão confundir, desta forma, é necessário filtrar as informações para que as ações sejam mais assertivas e sem desgaste.

Mesmo que realizar testes seja necessário, ter uma confiança que seu investimento, de tempo ou dinheiro, pode trazer mais resultados é muito melhor do que só ir realizando um monte de dicas sem fundamento.

E é pensando nisso, que preparamos algumas dicas que, se aplicadas corretamente, irá ajudar você e sua equipe a vender muito mais de uma forma muito melhor.

Dê um elogio sincero ao cliente

A primeira dica é: Realize um elogio sincero ao seu cliente, evite elogios forçados e instrua sua equipe a nunca usá-los. Porque se o consumidor perceber, todo seu esforço vai por água abaixo, assim como toda a credibilidade do seu vendedor e do seu negócio.

No entanto, um elogio sincero, feito com carinho e respeito, gera empatia, quebra barreiras e desarma a pessoa. Mesmo assim, tenha cuidado com os exageros, motive seus colaboradores a usarem isto como ferramenta para gerar empatia e respeito ao próximo. 

Afinal, ninguém resiste a um elogio sincero…

Fazer Junto

Essa instrução é para gestor ou gerente: Não é só mandar, precisa fazer junto e colocar a mão na massa. Afinal, como você vai saber qual o gosto do cliente se não estiver próximo a ele.

Já ouviu o termo “Tem que sentir o cheiro do cliente, saber o que ele pensa, como ele está comprando”? Para fazer isso, não adianta ficar numa sala com ar condicionado, isolado e distante do que realmente acontece nas vendas.

Ouvimos falar de quem faz

Quem faz a diferença é quem se envolve mesmo. Os grandes líderes e as pessoas das quais costumamos ler, são pessoas envolvidas e a frente de seus desafios.

Vou falar por mim: Quando estou envolvido em alguma atividade onde meu líder está trabalhando junto, isso me motiva, sei que vou aprender com a experiência dele e, certamente, ele vai ganhar meu respeito por não ter medo de trabalhar e lutar junto.

Em contrapartida, trabalhar com alguém que só sabe mandar e cobrar é frustrante e extremamente desmotivador.

Conheça os produtos

Toda a equipe precisa conhecer o que está vendendo, conhecer mesmo, estudar os produtos, as marcas e os materiais que são feitos. 

Lembro de quando comecei a vender equipamentos de informática para automação comercial, antes de começar a vender eu procurei estudar cada produto,sua aplicação e função exata. Isso pode dar trabalho, às vezes é chato, mas é necessário, pois conhecer o produto gera segurança na hora da venda, passando confiança e credibilidade ao cliente.

O consumidor não é bobo

O consumidor de hoje, sabe diferenciar se você conhece ou não do que está falando. Ele sabe distinguir e busca informação, porque sabe dar valor ao seu dinheiro.

Saber a aplicação do produto é importante

Eu lembro de quando contratei um marceneiro para fazer os móveis do escritório da minha casa. Acertamos as medidas, modelo do móvel, cores, os locais, a escrivaninha e as gavetas dela. Quando os móveis foram instalados eles ficaram lindos, porém o marceneiro fez as gavetas presa a escrivaninha e suspensa 10 cm do chão.

Minha esposa quando viu aquele espaço debaixo da escrivaninha falou: “E aquele espaço debaixo da escrivaninha? Por que o marceneiro não fez uma base?! Vai ficar ali só para juntar poeira e para limpar vai ter que agachar, não faz sentido isso”.

O marceneiro simplesmente não pensou no uso do dia a dia do móvel, e esse tipo de coisa é o vendedor que precisa estar atento, afinal, ele deveria conhecer o produto e sua aplicação melhor que o cliente.

Quer saber métodos específicos para aumentar as vendas de Natal? Neste material, você encontra formas exclusivas para óticas, aumentando a quantidade de clientes e vendas.
Confira agora mesmo: Estratégias de Natal para Aumentar as Vendas da Sua Ótica
Realizado por: Equipe Kero Ótica