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Dia das Mães: como preparar sua ótica para vender mais nesse feriado

Por Guyllian Kanashima

Depois da Páscoa, o próximo grande feriado que os lojistas aguardam para vender mais é o Dia das Mães.

Segundo o  SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) em 2018, o varejo registrou em 2018 R$ 2 bilhões a mais em vendas em relação à 2017, para 2019, a expectativa também é grande.

Ainda falando em números, a OLX fez um levantamento sobre as principais percepções de consumidores sobre o Dia das Mães. A pesquisa foi realizada de forma online, com mais de mil pessoas maiores de 18 anos, de diversas classes e regiões.

Entre os entrevistados, 71% pretendem presentear neste ano e 44% disseram ter mais flexibilidade no valor do presente.

Para ter sucesso em vendas neste Dia das Mães, é necessário mais do que ter os números em favor do comércio, é preciso se preparar para atender às demandas e expectativas de todos os seus consumidores.

Aqui listamos o essencial para você preparar sua ótica e vender mais, sem ter dores de cabeça.

Planeje o seu estoque

estoque é um ponto fundamental para não perder dinheiro, por quê? O estoque é dinheiro e para ter estoque é preciso investir. Você, como empresário, precisa saber quais e quantos produtos comprar para atender a necessidade do consumidor.

Se a sua ótica utiliza planilhas manuais, talvez seja a hora de utilizar um sistema de gestão que cuide do controle de estoque por você, através do histórico de vendas, que lhe possibilita estudar o desempenho de cada produto em determinado período: quais são os mais vendidos, separando-os pelos tipos, modelos, marcas e coleções. 

Capriche no visual de sua vitrine

A sua ótica precisa acolher o cliente, ter um layout e produtos para atender ao que as pessoas vão querer comprar. Capriche na fachada, abuse de sua criatividade e surpreenda sua clientela.

Você pode pedir que sua equipe colabore na decoração, ou contratar um profissional especializado.

Dê atenção especial na organização interna da loja, arrume o posicionamento dos balcões, para proporcionar um bom fluxo interno aos clientes. Opte por uma decoração suave e clean, que ainda seja condizente com a identidade visual da sua ótica.

Crie uma área “instagramável” na loja, onde o cliente vai querer tirar foto e postar na sua rede social.

Invista no marketing para sua fazer a sua ótica lucrar mais

Aposte em material publicitário, como panfletos. Também em redes sociais, e-mail marketing, torpedos e até o WhatsApp.

Se você não domina ou não tem recursos para contratar soluções, é possível realizar um bom trabalho com o Instagram, ele é a vitrine online. Se tiver algo lindo na loja, coloque nas redes sociais, isso é um bom ponto de atração.

Crie ações promocionais

Outra dica muito válida, é a realização de ações promocionais, sorteios, concursos, cupons de descontos que fazem a sua ótica lucrar mais. Além de promover sua ótica, é uma ótima oportunidade de captação de contatos (leads) para a formação de uma base de dados para futuras ações de marketing via e-mail, redes sociais, sms ou WhatsApp.

Invista na segurança de sua Ótica

A segurança é um item que merece atenção em sua ótica, alguns produtos são de grifes, possui valor alto. Com o aumento no volume de clientes na loja devido ao fim de ano, o risco de pequenos furtos cresce.

É recomendado a contratação de seguranças especialmente para esse período, ou instalar sistemas de proteção e prevenção de perdas (SEBRAE).

Bônus: Trabalhe o diferencial da sua marca

É importante não subestimar o concorrente, todos sabemos que o mercado está cheio e todos tem essa preocupação em se diferenciar. Porém poucos sabem utilizar uma boa estratégia de diferenciação.

nossos cérebros estão programados para notar o que é diferente, agindo como filtros para nos proteger de muito informação.

Tenha certeza de que seu cliente verá o seu diferencial, e não vai encontrar nos seus concorrentes. Demonstre profissionalismo sobre o mercado e seu público, sua ótica passará a ter uma imagem melhor.

Essas foram algumas dicas que você pode colocar em prática na sua ótica para lucrar mais. Esperamos que elas te ajudem a deixar a sua loja incrível nessa época especial que é o Dia das Mães! Compartilhe conosco como foi sua experiência nos comentários.

Otimize o gerenciamento de sua loja com agilidade, rapidez e segurança com o Sistema especialista em óticas. O Kero Ótica é referência no mercado, e busca proporcionar aos seus usuários atendimento e soluções qualificadas para o crescimento de seu negócio

Última atualização: 09/09/2020.