Atendimento de Ótica: Como se prevenir do Coronavírus

Por Daniel Angeli

Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e o retorno do comercio, após algum tempo fechado, a dúvida de como se prevenir do atendimento de ótica surge.

Eu vou te mostrar algumas dicas de como manter a segurança na sua ótica e quais cuidados para proteger seus colaboradores no atendimento ao público!

Distância do balcão

Deve se manter uma distância do balcão de pelo menos um metro, para fazer isso, pode se traçar linhas no chão e fazer cordões de isolamento com fita, para delimitar o espaço de distância do balcão.

Higiene das mãos várias vezes ao dia

Principalmente entre um atendimento e outro, a higienização que deve ser feita, preferencialmente lavando as mãos com água e sabão, se não ser possível ir a pia frequentemente, o álcool 70% deve ser utilizado, para fazer a assepsia das mãos.

Máscaras de tecido

É uma alternativa para ajudar na proteção, as máscaras de tecido, evitam que as goticulas de saliva emitidas ao conversar, um espirro ou uma tosse sejam espalhadas para o ambiente deixando locais contaminados. Estas devem ser trocadas a cada 2 horas, por causa da umidade que vai ser gerada nelas.

Estas máscaras também requerem vários cuidados e não são a prevenção máxima para o vírus. Ela serve para a proteção de casos assintomáticos, ou seja, a pessoa não tem os sintomas, mas pode ter o vírus, de acordo com a matéria da Revista Saúde.

Distanciamento social

Neste item, recomenda-se entre 1,5 e 2,0 metros entre os clientes, isso evita que seja criada aglomerações que é uma forma de conter a propagação do vírus. Também vale observar que não é permitido abraços, beijos, apertos de mão e outros contatos físicos.

Álcool gel na porta de entrada

A disponibilização de um local com álcool em gel 70% na entrada da sua ótica irá ajudá-lo a evitar que pessoas que tocaram em diversos locais, contaminados ou não, levem risco à sua ótica.

Demais locais da ótica

Vale também ter um cuidado a todos os locais de sua ótica. Segundo a Abrafarma, áreas grandes (facilities), grandes superfícies da loja, como chão, banheiros, pias, balcões, refrigeradores, lockers, equipamento de ar condicionado, entre outros devem ser limpos e esterelizados com desinfetante contendo cloro ativo e/ou solução de hipoclorito 1% no mínimo uma vez ao dia.

Ventilação do local

Facilitar a ventilação no local, também é uma forma de proteger sua ótica. Se caso não houver ventilação natural, ligar um ventilador mecânico para forçar a ventilação no local é uma boa alternativa.

Sua ótica deve ter em mente que todos os protocolos de higiene descritos pelos órgãos de saúde devem ser seguidos:

  • Lavar as mãos com frequência.
  • Evitar levar as mãos aos olhos e boca.
  • Não compartilhar óculos, maquiagem, colírio, descongestionante nasal, talheres e toalhas.
  • Tampar a boca com lenço descartável para tossir ou espirrar.
  • Beber bastante água.

Mais informações no site oficial da Anvisa: Portal Anvisa.

Por conta da pandemia e da quarenta, o movimento no comércio está diminuindo. Por isso, é importante analisar outras formas para continuar desenvolvendo.

O WhatsApp é um aplicativo muito usado no mundo todo, assim como, no Brasil. Desta forma é uma ferramenta que pode contribuir muito. E existem algumas estratégias que podem te auxiliar neste processo.

Por isso, nós da Kero Ótica, preparamos um material exclusivo e gratuito para você continuar vendendo, agora, de forma online. Confira agora mesmo o E-book Passos Rápidos para Você Vender Muito pelo WhatsApp.

Última atualização: 09/07/2020.