fbpx
tipos-armacao

O Tipo de Armação Ideal para Cada Rosto

Nos dias atuais, os óculos são vistos como algo que vai muito além de uma ferramenta para enxergar melhor, são acessórios de moda, beleza e estilo. Por isso, é importante conhecer a forma ideal de armação de óculos para cada tipo de rosto.

E para muitas pessoas, escolher uma armação nova pode ser uma tortura, pois ao entrarem em uma ótica, são bombardeados com uma infinidade de opções.

Para lhe ajudar a oferecer o produto certo para cada cliente da sua ótica, trouxemos dicas de tipos de materiais e as armações que ficarão perfeitas para cada formato de rosto e irá agradar ao consumidor.

As diferenças entre cada tipo de armação

Existem diversos tipos de armações disponíveis no mercado e a cada estação novos modelos são lançados pelas grifes que conquistam as pessoas, e estas procuram em lojas e em óticas a armação que está na tendência.

Estas que vamos te mostrar são os tipos mais comuns de materiais para armações, com descrições sobre seus componentes e para quem são mais indicados. Confira a nossa lista:

Armações de plástico

As armações de plástico, geralmente, possuem como matéria-prima o acetato, que oferece mais resistência e durabilidade. São mais grossas e são mais recomendadas para aqueles com grau maior, pois as lentes também serão mais espessas.

Indicado tanto para homens quanto para mulheres, este tipo de armação pode ser encontrado em diversos modelos e cores. Sendo que, formatos quadrados são preferencialmente aconselhados para rostos mais arredondados e vice-versa.

Armações metálicas

Para quem gosta de objetos delicados e de certa forma, discretos, os óculos com armações metálicas vão servir perfeitamente. É comumente encontrado nas cores prata e dourado, contudo, existem diversas cores que estão ganhando o gosto das pessoas, como o Rose Gold.

Este tipo de óculos possuem uma maior facilidade de ajuste ao rosto, sendo mais maleáveis e presente desde o estilo casual, como o aviador, até os modelos de armação invisível, que trazem um ar de intelectualidade.

Armações tartaruga

Este modelo de armação, até algumas décadas atrás eram fabricadas com cascos de tartarugas, porém, por questões ecológicas, passaram a ser feitas com acetato. Sendo considerado um modelo clássico, era uma das queridinhas de Audrey Hepburn e seu modelo mais comum é o gatinho, aderido por mulheres de todas as idades.

Os modelos quadrados das armações em tartaruga são mais sérios e ficam bem com todos os tons de pele e adaptam-se incrivelmente bem. Assim, pode ser tanto óculos de grau quanto óculos de sol, além disso, mantém a elegância e o toque feminino.

Armações em madeira

Estas armações são produzidas em bambu e imbuia, a partir da madeira reflorestada e autorizada pelo Ibama, resultando em uma armação única, resistente, leve, confortável e design diferenciado.

Formatos de rostos: Como identificar e oferecer a melhor opção para cada modelo de óculos

Saber oferecer a forma ideal de armação de óculos para cada tipo de rosto, é muito importante. Quando um cliente vai à loja buscando recomendações, você precisa demonstrar conhecimento de causa e apresentar profissionalismo. As dicas a seguir lhe ajudarão a não passar por situações que podem ser evitadas e conquistar seu cliente.

Rosto oval

Rostos ovais são mais delicados e com ângulos mais sutis, sendo o que melhor se ajusta aos diversos modelos de armações. Ao atender um cliente com esse formato de rosto, verifique seu estilo pessoal e ofereça o óculos certo, mas tenha certeza: todos os óculos se encaixarão perfeitamente!

Rosto quadrado

Rostos quadrados possuem a linha do maxilar mais marcado, com queixos e maçãs do rosto mais angulares e largas. Ao oferecer um óculos com formato mais quadrado poderia causar um conflito de harmonização, para corrigir isso, os modelos mais redondos oferecem um visual equilibrado, principalmente os modelos do tipo gatinho.

Rosto longo

No rosto longo, a largura é menor que do comprimento, ou seja, as maçãs são estreitas e a distância entre a testa e o queixo é maior. Por isso os modelos ideais são arredondados ou ovais, pois dão maior destaque à largura do rosto e suavizam o comprimento.

Rosto triângulo invertido

Este formato de rosto, também chamado de rosto diamante é formado por testa estreita, bochechas largas e maxilar fino, com todos os cantos em ângulos retos.

Os óculos com modelo aviador, trará um melhor encaixe para este formato de rosto, pois possuem a parte inferior arredondada que irá fazer uma ilusão de ótica alargando o maxilar.

Rosto redondo

Para quem tem o rosto redondo, aquele com poucos ângulos e semelhança na largura e altura, o ideal são as armações geométricas, quadradas e retangulares, pois as linhas retas destes modelos de óculos criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso.

Faça um bom atendimento e mostre conhecimento no assunto

Os consumidores, quando entram em qualquer tipo de loja, esperam no mínimo um bom atendimento, que muitas vezes é o fator decisivo na hora da compra.

Por meio destas dicas você poderá oferecer um melhor atendimento e conquistar a confiança e fidelidade do seu cliente. Além disso, demonstrar conhecimento de estilo, pois esta é uma das maiores preocupações das pessoas atualmente.

Seja ágil nos atendimentos

No entanto, às vezes, em meio à correria do dia a dia, algumas pessoas não conseguem dar a atenção desejada ao seu cliente, deixando a desejar no atendimento. Por este motivo, é interessante apostar em um ótimo sistema, que ajuda a otimizar o gerenciamento da sua ótica.

O sistema Kero Ótica é especializado em gestão de óticas: tenha controle dos receituários de seus clientes, planeje suas compras, agilize seu atendimento monitore seu fluxo de caixa e tenha total controle de suas vendas em tempo real!

Conheça o sistema e aproveite suas funções em um teste gratuito, acesse: Teste Grátis Kero Ótica.

Última atualização: 14/04/2020.