Mulher no escritório, sentada em sua cadeira, olhando para o telefone, frase "pós-venda de qualidade"

Como Fazer Um Pós-Venda De Qualidade Na Sua Ótica

Por Guyllian Kanashima

Venda mais sem precisar ir atrás de novos clientes

Segundo Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, pois as empresas geralmente investem pesado para conseguir novos clientes, com propagandas, descontos, grandes campanhas de marketing, quando com uma “simples” conversa com um cliente antigo da sua ótica tem um poder  maior de venda.

O que é o Pós-Venda

Pós-Venda é o contato ou serviço prestado ao cliente depois da sua compra, seja dentro de dias, semanas ou meses.

É uma forma de estabelecer uma conexão com o consumidor, fazendo-o perceber que você o vê além de um mero cliente. E isso, consequentemente, gera um cliente fiel para sua ótica, levando-o a procurar você antes de ir atrás das óticas concorrentes.

Não adianta investir para conseguir um cliente e cortar as relações no momento em que ele pisa fora da ótica

Por que investir no Pós-Venda na sua ótica

Além de custar menos, vender para uma pessoa que já passou pela sua ótica é bem mais fácil, pois ela já conhece o local, já conhece a forma como sua loja funciona e como seus funcionários tratam os clientes. Por isso, se eles gostaram da primeira vez que foram, com certeza serão fidelizados com um pós-venda de qualidade.

1. Bom atendimento

Um pós-venda bem sucedida começa dentro da sua ótica, com um bom atendimento. Tenha seu time de vendedores sempre bem orientados a serem gentis, educados, simpáticos e atenciosos com os clientes.

Sempre se coloque no lugar do outro: se você fosse mal atendido, você iria querer manter contato com a loja? 

No entanto, para ter funcionários sempre motivados e prestarem uma boa assistência, é preciso que você os dê motivos para isso, portanto, não restrinja o bom atendimento somente aos seus clientes.

2. Mantenha um cadastro dos seus clientes

Sempre que algum cliente for efetuar o pagamento, já aproveite para fazer o cadastro dele, solicitando algum telefone para contato e, se possível, seu WhatsApp.

Mesmo que a pessoa que entrar na ótica não faça uma compra, peça de forma educada e simpática seu WhatsApp para que ela receba em primeira mão as ofertas e novidades e também peça para que ela adicione o número da ótica.

3. Avise seus clientes sobre lançamentos de novos produtos e ofertas

Aqui entra o porquê de ter pedido pelo WhatsApp da pessoa: é muito mais fácil tanto para você quanto para o cliente mandar uma mensagem do que ligar para cada um, concorda?

Pode ser que a pessoa esteja ocupada e não te atenda, pode ser que você ou seus funcionários não tenham tempo de parar para fazer ligações… Portanto, aproveite as facilidades que a tecnologia nos traz!

As listas de transmissão do WhatsApp serão suas grandes aliadas quando for fazer pós-venda.

Se você quer dicas de como vender e se relacionar com seus clientes através do WhatsApp, clique aqui e veja nossas dicas incríveis!

4. Envie presentes em momentos especiais

Em alguma data especial, seja no aniversário ou alguma data comemorativa do ano, presenteie seu cliente!

Todo mundo gosta de um agrado, concorda? O presente não precisa ser algo caro, mas isso vai gerar um valor muito grande para o seu cliente, pois ele vai ver o quanto você se importa com ele.

Se a pessoa comprou um óculos, ofereça uma limpeza gratuita, uma regulagem da armação, uma flanela para limpar suas lentes. São coisas simples para você, que não vão causar prejuízo para sua ótica, mas que vão ser muito apreciados por seus clientes.

5. Mande uma mensagem avisando da receita vencida

Aqui é essencial que você tenha um bom sistema implantado na sua ótica, pois ele que vai te avisar tanto sobre os aniversariantes do mês, quanto as receitas vencidas.

Com o Sistema Kero Ótica, quando você faz o cadastro dos clientes, ele armazena todas as informações que você registrar e quando houver algum aniversário ou receita vencida, o Kero Ótica notificar, facilita bastante, né?

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