O ano de 2022 obteve crescimento no varejo e acompanhar o segmento é um desafio para as empresas. Por isso, saiba como utilizar as melhores estratégias para criar a Campanha de Natal na sua ótica e estar pronto para o próximo ano!
As adversidades e grandes acontecimentos do ano, como as eleições e a Copa do Mundo, não impediram a recuperação do mercado.
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente ao comércio varejista, de janeiro a setembro de 2022 houve um crescimento de 15,5% na receita nominal de vendas e 0,8% no volume de vendas, comparado ao mesmo período de 2021.
É possível visualizar a evolução acontecendo na economia. Diante disso, novas oportunidades estão sendo geradas na transição para o ano de 2023.
Preparativos para as vendas de fim de ano em ótica
O final de ano no Brasil é sempre um evento grandioso, tanto para as empresas quanto aos consumidores.
Alguns eventos são esperados, como as vendas em relação a Black Friday, Natal e férias.
Mas datas comemorativas tão próximas e sequentes podem dificultar algumas atividades importantes, e ocasionar alguns problemas na gestão e resultados da ótica.
Não adequar o gerenciamento e processos para os acontecimentos no final do ano diminuem a eficiência da equipe e aumentam as chances de perdas de vendas.
Dessa forma, saiba como realizar uma campanha para o Natal e organizar a gestão da empresa, para aumentar os resultados e alcançar os objetivos.
Campanha de Natal: Como melhorar as vendas no varejo?
Uma campanha de Natal alinhada a um planejamento assertivo contribui no aumento das vendas, nesta época do ano.
Para não ter contratempos nestes momentos é de suma importância ter um plano de ação e campanhas já organizadas, para assim, seguir o modelo já definido durante a execução das atividades.
A seguir, confira as principais 5 etapas para criar a melhor Campanha de Natal de ótica!
1. Analisar o desempenho e resultados atuais da ótica
Os relatórios principais podem variar em cada empresa, mas alguns são necessários para entender seu desempenho e situação atual.
Existem diversas possibilidades para analisar os resultados. Por isso, veja abaixo exemplos de informações que podem contribuir na visualização geral do negócio:
- Número de vendas;
- Ticket médio por categorias de produtos;
- Faturamento;
- Custos por setores e serviços prestados;
- Lucratividade;
- Porcentagem de metas alcançadas no ano;
- Giro de estoque/ Tempo do produto parado no estoque;
- Tempo médio de retorno dos clientes;
- Principais canais de aquisição de clientes (ex: indicação, redes sociais ou programa de rádio).
Além disso, também é possível apontar os resultados dos mesmos indicadores de um período anterior para analisar os índices e se estão apresentando melhorias.
E, da mesma forma, é relevante manter a análise posteriormente, para acompanhar a evolução.
2. Definir os objetivos e as métricas que vão apontar os resultados
Depois de saber exatamente onde a sua empresa está, defina onde precisa chegar.
Essa etapa do planejamento irá guiar as próximas, principalmente na definição do orçamento para o investimento.
Porém, se caso esta etapa não for realizada e não houver uma estruturação eficiente, pode prejudicar o andamento da ótica.
É possível escolher metas de número de vendas, valor de ticket médio, reduzir uma parte específica do estoque, aumentar um nível de porcentagem no faturamento etc.
Depois de definir os objetivos, escolha as ferramentas-chaves que vão oferecer a possibilidade de metrificar os resultados, ou seja, conferir quais e como os objetivos foram alcançados.
E para analisar as áreas e ações realizadas na empresa, é possível separar as metas, confira alguns exemplos:
- Alcançar R$ 50.000 de vendas por vendedor;
- Aumentar 10% o ticket médio;
- Obter 100 vendas da promoção exclusiva para venda online;
- Realizar o retorno de 20 clientes antigos;
- Aumentar o engajamento nas redes sociais para 50%.
Organize e apresente os objetivos e metas da campanha para toda a equipe, de forma que saibam quais são os resultados esperados.
3. Criar o planejamento e determinar as atividades práticas
Prepare com antecedência o essencial para cada data específica, aponte quais as tarefas e ferramentas principais para o sucesso da campanha.
Busque engajar os colaboradores, podem ser geradas ideias inovadoras e execuções mais eficientes ao realizar o planejamento das novas campanhas com a equipe.
Uma excelente forma de organização, para a Campanha de Natal, é preparar uma lista com todas as datas, responsáveis e materiais necessários. Confira um exemplo:
É importante manter a equipe atualizada sobre o plano de ação e o seu andamento. Além disso, dar autonomia pode contribuir na motivação.
Combine anteriormente as responsabilidades de cada um e acompanhe o desenvolvimento, para conferir se as atividades e prazos estão sendo cumpridos corretamente.
4. Realize a divulgação da campanha
Prepare seus meios de comunicação!
Definir os canais e planejar os conteúdos assertivos fazem grande diferença nos resultados.
É necessário entender seu público-alvo e quais os veículos de comunicação que mais têm a sua atenção para a Campanha de Natal, por exemplo:
- Redes Sociais (Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp);
- Outdoors;
- Programas de rádio;
- Eventos externos (presenciais ou virtuais).
A mensagem a ser divulgada precisa estar alinhada em todos os veículos, porém, isso não quer dizer que devem ser iguais.
Escolha um conceito com uma temática exclusiva da sua ótica para essa data comemorativa, dessa forma é mais fácil a criação do conteúdo, com direção e fundamento.
Confira um exemplo para organizar e realizar as publicações em diferentes canais:
5. Examinar os resultados gerados durante a campanha
O resultado é uma das prioridades!
Não é relevante criar uma Campanha de Natal incrível, que tenha o envolvimento do público, e não alcançar mais nenhum objetivo.
E muito além disso, é necessário compreender quais foram as conquistas. Sendo assim, deve-se olhar para os números do negócio.
Uma forma de analisar o desempenho é comparar com alguns dados, veja os exemplos:
- Comparativo 1: Metas x Números realizados
Exemplo: Se a meta de nº de vendas era 1.000 e foi realizada 1.100, a meta foi alcançada em 110%. - Comparativo 2: Mesmo período dos anos anteriores X Período atual
Exemplo: Se a campanha foi realizada entre as datas 25/11 e 24/12, se compara os números desta mesma data (25/11 e 24/12) dos anos anteriores. - Comparativo 3: Mesma quantidade de tempo dos meses anteriores X Período atual
Exemplo: Se a campanha durou 30 dias (entre 25/11 e 24/12), se compara a mesma quantidade de dias (30 dias) nos meses anteriores.
O processo de verificação precisa ser constante. Averiguar os dados diários semanais ou mensais preserva um desenvolvimento seguro do negócio.
Ter acesso às principais informações não é uma tarefa simples, por isso, contar com um sistema de gestão específico para óticas facilita e aprimora os resultados, porque simplifica o registro e a apresentação dos dados e relatórios.
Dessa forma, realizando a análise periodicamente, é possível observar os lucros ou prejuízos, para que possa solucionar possíveis problemas rapidamente.
Previsão para 2023: Como se manter atualizado e se destacar no próximo ano
Segundo uma pesquisa da Opinion Box e Dito (2022), 39% dos participantes têm igual preferência para comprar online ou presencialmente.
Além disso, os principais motivos para realizar uma compra online foram preços melhores e conveniência de comprar e receber em casa, porém, a maior causa da desistência da compra neste canal é o valor do frete.
Em outro dado desta pesquisa, nas compras presenciais prevalecem os motivos de poder ver, tocar e experimentar o produto e sair com o mesmo na hora, em mãos. No entanto, o que levam a desistir de comprar neste meio são os preços altos.
Quais são as oportunidades para óticas em 2023?
Em 2023 a tendência é que continue crescendo o consumo por meio de múltiplos canais. O Omnichannel não é uma novidade, mas permanece intenso entre os consumidores.
Dessa forma, o Figital pode ser uma estratégia aliada a óticas que acompanham as inovações e têm o objetivo de se aproximar do público-alvo.
Assim como visto anteriormente, visualizar o retorno dos investimentos, através de relatórios de desempenho, é um ponto primordial para a evolução do negócio.
Saiba como preparar a ótica com as principais técnicas para continuar crescendo e se destacando no mercado. Acesse o Checklist abaixo gratuitamente: