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Como Preparar Sua Ótica Para O Dia Das Mães

Por Guyllian Kanashima

Dia das Mães: como preparar sua ótica para vender mais nesse feriado

Depois da Páscoa, o próximo grande feriado que os lojistas aguardam ansiosamente para vender mais é o Dia das Mães.

Segundo o  SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em 2018, o varejo registrou em 2018 R$ 2 bilhões a mais em vendas em relação à 2017, para 2019, a expectativa também é grande.

Ainda falando em números, a OLX fez um levantamento sobre as principais percepções de consumidores sobre o Dia das Mães. A pesquisa foi realizada de forma online, com mais de mil pessoas maiores de 18 anos, de diversas classes e regiões.

Entre os entrevistados, 71% pretendem presentear neste ano e 44% disseram ter mais flexibilidade no valor do presente.

Entretanto, para ter sucesso em vendas neste Dia das Mães, é necessário mais do que ter os números em favor do comércio, é preciso se preparar para atender às demandas e expectativas de todos os seus consumidores.

Aqui listamos o essencial para você preparar sua ótica e vender mais, sem ter dores de cabeça.

Planeje o seu estoque

estoque é um ponto fundamental para não perder dinheiro, por quê? O estoque é dinheiro e para ter estoque é preciso investir. Você, como empresário, precisa saber quais e quantos produtos comprar para atender a necessidade do consumidor.

Se a sua ótica utiliza planilhas manuais, talvez seja a hora de utilizar um sistema de gestão que cuide do controle de estoque por você, através do parâmetro histórico de vendas, que lhe possibilita estudar o desempenho de cada produto em determinado período: quais são os mais vendidos, separando-os pelos tipos, modelos, marcas e coleções. Dessa forma, é possível ter uma aproximação dos estoques mínimos necessários para atender as demandas (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS).

Capriche no visual de sua vitrine

A sua ótica precisa acolher o cliente, ter um layout e produtos para atender ao que as pessoas vão querer comprar. Capriche na fachada, abuse de sua criatividade e surpreenda sua clientela.

Você pode pedir que sua equipe colabore na decoração, ou contratar um profissional especializado.

Dê atenção especial na organização interna da loja, arrume o posicionamento dos balcões, para proporcionar um bom fluxo interno aos clientes. Opte por  uma decoração suave e clean, mas que ainda seja condizente com a identidade visual da sua ótica.

Crie uma área “instagramável” na loja, onde o cliente vai querer tirar foto e postar na sua rede social.

Invista no marketing para sua fazer a sua ótica lucrar mais

Existem deficiências em muitos lojistas ao utilizar as multiplataformas e, principalmente, os smartphones, que despontam como principal disparador de compra.

Invista em material publicitário, como por exemplo, flyers e panfletos. E também em redes sociais, e-mail marketing, torpedos e até o WhatsApp.

Mesmo que você não domine ou não tenha recursos para contratar soluções mobile, é possível realizar um bom trabalho com o Instagram. Ele é a vitrine ampliada do estabelecimento. Se tiver algo lindo na loja, coloque nas redes sociais, pois é um bom ponto de atração.

Crie ações promocionais

Outra dica muito válida, é a realização de ações promocionais, sorteios, concursos, cupons de descontos que fazem a sua ótica lucrar mais. Uma vez que, além de promover sua ótica, é uma ótima oportunidade de captação de contatos (leads) para a formação de uma base de dados para futuras ações de marketing via e-mail, redes sociais, sms ou WhatsApp.

Invista na segurança de sua Ótica

A segurança é um item que merece atenção em sua ótica, já que alguns produtos oferecidos são de grifes e tem um alto valor. Com o aumento no volume de clientes na loja devido ao fim de ano, o risco de pequenos furtos cresce.

Portanto, é recomendada a contratação de seguranças especialmente para esse período, ou instalar sistemas de proteção e prevenção de perdas (SEBRAE).

 

Bônus: Trabalhe o diferencial da sua marca

É importante não subestimar o concorrente, todos sabemos que o mercado está cheio e todos tem essa preocupação em se diferenciar. Porém poucos sabem utilizar uma boa estratégia de diferenciação.

nossos cérebros estão programados para notar o que é diferente, agindo como filtros para nos proteger de muito informação.

Portanto, tenha certeza de que o seu cliente perceba o seu diferencial, ou seja, aquilo que ele não vai encontrar nos seus concorrentes. Demonstre profissionalismo e expertise sobre o mercado e seu público, isto é considerado eficiente e a sua ótica passará a ter uma imagem melhor.

Essas foram algumas dicas que você pode colocar em prática na sua ótica para lucrar mais. Esperamos que elas te ajudem a deixar a sua loja incrível nessa época especial que é o Dia das Mães! Compartilhe conosco como foi sua experiência nos comentários.

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