Saiba como contornar o fim dos likes no Instagram

24 de julho de 2019

Assim que foi lançado, o Instagram era restrito à apenas uma parte da população, pois só podia usar quem possuía o Iphone e, na época, pouquíssimas pessoas tinham tal poder aquisitivo. Mas, com o tempo, foram lançadas versões para quem utiliza android, o que fez a rede social se popularizar ao redor do mundo todo. Os likes viraram uma febre mundial. 

 

Em 2018, o Instagram já contava com mais de 1 bilhão de contas cadastradas. A plataforma conquistou as pessoas pois era uma forma fácil de divulgar imagens, com sua usabilidade simples e inúmeros filtros. Mas isso também causou alguns danos, as pessoas começaram a se importar demais com a quantidade de likes e seguidores, afetando a saúde mental de muitos usuários da rede social. E dentro dessa questão de quantidade, entram as pessoas que compraram seus números, apenas por status, que vai contra as políticas do Instagram e leva à seguidores fantasmas. 

Quem nunca viu aqueles influenciadores que tem muitos seguidores, mas não tem engajamento nos posts?

Então, pensando em melhorar a qualidade do que as pessoas consomem na rede social, o Instagram decidiu começar os testes que levarão ao fim dos likes. 

Até onde se sabe, a pessoa que fez a postagem vai ter acesso às curtidas, mas os visitantes do perfil não. E isso já causou uma queda na quantidade de curtidas nos posts, pois as pessoas agora, com o pensamento de que ninguém vai ver mesmo, não estão se dando esse trabalho. 

O que você pode fazer para não perder seus seguidores

Agora é hora de mudar a estratégia, pois somente fotos bonitas não serão mais suficiente. 

Com essa mudança, as pessoas vão, cada vez mais, procurar por conteúdo de qualidade, mas para isso, ele tem que ser relevante para o seu público. Portanto, conheça deus seguidores: 

  • Por que eles te seguem? 

  • Quem são eles? 

  • Do que eles gostam?

Respondendo essas perguntas, você vai conseguir entender as vontades e necessidades do seu público e, com isso, produzir um bom conteúdo para eles através dos seus posts. 

Não fale somente sobre seu produto ou serviço

Se você vende um produto ou um serviço, não fale somente sobre isso. 

Mostre seu propósito e o que você pode fazer pelas pessoas, pois hoje as pessoas não levam em conta apenas o preço do que vão comprar, elas consideram de quem estão comprando, como foi produzido e se a marca se encaixa com os seus princípios. 

Lembre-se: Pessoas se conectam com pessoas 

Se você tem um valor para as pessoas, elas não serão apenas clientes, elas se tornarão embaixadores da sua marca, não vão somente divulgar para outros, como vão defender o que você vende, seja isso um produto palpável ou não. 

Faça testes

Não existe uma receita, só porque alguma estratégia deu certo para uma pessoa, não significa que vai dar certo para você também, pois aquilo pode funcionar muito bem para o público dela, mas pode não ser muito bem visto pelo seu. 

Então aproveita que ninguém vai ver seus likes mesmo e faça testes, muitos testes! Repare nas postagens que mais geram interações, como comentários, salvamentos e compartilhamentos. 

Aproveite o Instagram como um todo

Acontece que os likes já estavam sendo afetados, pois houve uma “descentralização” do feed, com a chegada dos stories e do IGTV. Mas isso foi ótimo para alcançar mais gente, então  continue com as postagens normais do feed, mas aproveite também os stories para se aproximar dos seus seguidores. Com os stories, fale do seu dia a dia, da sua rotina, aproveite e faça perguntas com votação para saber o que eles acham sobre certo assunto. E use o IGTV para vídeos sobre assuntos mais complexos, que demandam mais tempo, mas cuidado para não produzir um vídeo muito maçante, para que as pessoas não fiquem entediadas e consigam assistir até o final.

Nessa era digital, as coisas acontecem cada vez mais rápido e as mudanças são constantes. Portanto não lute contra elas, não resista. Ao invés de ficar se queixando porque alguma atualização te afetou, pense em como você pode trabalhar para que ela deixe de ser algo prejudicial, se adapte e veja como uma oportunidade de aprender algo novo e evoluir. 

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