Coração em neon azul, com a legenda "fim dos likes no instagram"

Saiba como contornar o fim dos likes no Instagram

Por Guyllian Kanashima

Quando foi lançado, o Instagram era restrito à apenas uma parte da população, usava só quem possuía Iphone, na época poucas pessoas tinham tal poder aquisitivo.

Com o tempo, foram lançadas versões para quem utiliza android, o que fez a rede social se popularizar ao redor do mundo todo. Os likes viraram uma febre mundial.

Em 2018, o Instagram já contava com mais de 1 bilhão de contas cadastradas.

A plataforma conquistou as pessoas, sendo uma forma fácil de divulgar imagens, com sua usabilidade simples e inúmeros filtros.

Isso também causou alguns danos, as pessoas começaram a se importar demais com a quantidade de likes e seguidores, afetando a saúde mental de muitos usuários.

Em questão de quantidade, tem pessoas que compraram números, apenas por status, indo contra as políticas do Instagram, isso gera seguidores fantasmas.

Quem nunca viu aqueles influenciadores que tem muitos seguidores, porem não tem engajamento nos posts.

O Instagram pensando em melhorar a qualidade, decidiu começar os testes que levarão ao fim dos likes.

Sabe-se que o dono da postagem terá acesso às curtidas, já os visitantes não.

Isso causou uma queda na quantidade de curtidas nos posts, as pessoas agora, com o pensamento de que ninguém vai ver mesmo, não estão se dando esse trabalho. 

O que você pode fazer para não perder seus seguidores

Agora é hora de mudar a estratégia, só fotos bonitas não será o suficiente.

Com essa mudança, as pessoas vão, cada vez mais, procurar por conteúdo de qualidade, para isso, ele tem que ser relevante para o seu público.

Conheça seus seguidores:

  • Por que eles te seguem?
  • Quem são eles?

  • Do que eles gostam?

Respondendo essas perguntas, você vai conseguir entender as vontades e necessidades do seu público para produzir um bom conteúdo para eles através dos seus posts.

Não fale somente sobre seu produto ou serviço

Se você vende um produto ou um serviço, não fale somente sobre isso.

Mostre seu propósito e o que você pode fazer pelas pessoas, hoje as pessoas não levam em conta apenas o preço, elas consideram de quem estão comprando, como foi produzido, se a marca se encaixa com os seus princípios.

Lembre-se: Pessoas se conectam com pessoas

Se você tem valor para as pessoas, elas não serão apenas clientes, serão embaixadores da sua marca.

Faça testes

Não existe uma receita certa, estratégias que deu certo para uma empresa talvez não de certo para a sua, aquilo que pode funcionar muito bem para o público da outra empresa, pode não ser bem visto pelo seu.

Aproveita que ninguém vai ver seus likes mesmo e faça testes, muitos testes! Repare nas postagens que mais geram interações, como comentários, salvamentos e compartilhamentos. 

Aproveite o Instagram como um todo

Acontece que os likes já estavam sendo afetados, houve uma “descentralização” do feed, com a chegada dos IGTV.

Isso foi ótimo para alcançar mais pessoas, continue com as postagens normais do feed, aproveite também os stories para se aproximar dos seus seguidores.

Com os stories, fale do seu dia a dia, da sua rotina, aproveite e faça perguntas com votação para saber o que eles acham sobre certo assunto.

Use o IGTV para vídeos com assuntos mais completos, que demandam mais tempo, para as pessoas consigam assistir, não produza um vídeo maçante.

Nessa era digital, as coisas acontecem cada vez mais rápido e as mudanças são constantes, não lute contra elas.

Pense em como trabalhar, se adapte.

Veja como uma oportunidade de aprender algo novo, evoluir. 

Para maiores informações, acesse nosso Blog e Instragram, estamos sempre postando dicas e novidades para sua Ótica!

Atualização 10/09/2020