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Aposte nas vendas de fim de ano e faça sua ótica lucrar mais!

03/12/2018

Final de ano é a época de festas, tirar férias e presentear os familiares e amigos. É também a data em que as vendas e a demanda do comércio varejista aumentam, ou seja, tudo o que as pessoas não consumiram durante o ano todo, vai ser adquirido nas compras nesse período.

Aposte nas vendas de fim de ano e faça sua ótica lucrar mais!

Por isso, é necessário ter uma boa organização da sua ótica, principalmente em relação ao investimento em estoque, decoração, treinamento de funcionários, etc.,  para suprir as vendas de dezembro e lucrar mais.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas  de como realizar um planejamento de sucesso para as vendas de natal e ano novo. Confira!

 

1 Planeje o seu estoque

O estoque é um ponto fundamental para não perder dinheiro, por quê? O estoque é dinheiro e para ter estoque é preciso investir. Você, como empresário, precisa saber quais e quantos produtos comprar para atender a necessidade do consumidor.

Para não errar, use o histórico de vendas do sistema Kero Ótica como parâmetro. Estude o desempenho de cada produto no período, quais são os mais vendidos, separando-os pelos tipos, modelos, marcas e coleções. Dessa forma, é possível ter uma aproximação dos estoques mínimos necessários para atender as demandas (PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS).

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2 Capriche no visual de sua vitrine

A sua ótica precisa acolher o cliente, ter um layout e produtos para atender ao que as pessoas vão querer comprar. Capriche na fachada, não se limite apenas às tradicionais decorações de fim de ano, inove, abuse de sua criatividade e surpreenda sua clientela.

Dê atenção especial na organização interna da loja, arrume o posicionamento dos balcões, para proporcionar um bom fluxo interno aos clientes. Opte por  uma decoração suave e clean, para não ter uma poluição visual dificultando a visualização dos produtos.

Afinal, quanto mais confortável seu cliente se sentir dentro de sua loja, maior será seu tempo de permanência, aumentando a probabilidade de compra. Outra recomendação é “vestir” sua loja com um visual diferente. Ninguém merece ver aquela decoração clássica com algodão, bolas e purpurina. Crie uma área “instagramável” na loja, onde o cliente vai querer tirar foto e postar na sua rede social.

O segredo para esse período festivo é proporcionar uma experiência diferente para que o consumidor acredite mesmo que tem um Papai Noel dentro da loja. Não tem, sem problema, mas tem de fazer ele acreditar que tem.

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3 O que fazer quando a demanda de vendas aumenta?

Se a demanda de vendas aumenta, é preciso aumentar também o quadro de funcionários, mesmo que temporariamente. Quanto mais cedo contratar, mais qualificado será o pessoal contratado, além de permitir mais tempo de treinar nas rotinas específicas da loja (SEBRAE).

Como a contratação de temporários dura, geralmente, três meses, o ideal é contratar antecipadamente para ter a mão de obra reforçada até meados de janeiro. Outra ação importante para agradar os clientes é evitar a formação de filas. Uma sugestão do consultor é alugar máquinas extras de cartões e dispor os produtos de forma a liberar o fluxo do caixa.

A ordem é: não desperdice o ponto de contato com seu cliente. Lembre-se que 80% das vendas natalinas são de lembrancinhas, e que os 20% restantes vão buscar diferenciais.

 

4 Invista no marketing para sua fazer a sua ótica lucrar mais

A jornada do consumidor também precisa ser compreendida pelos lojistas, é preciso estar preparado para recebê-lo. Não interessa se seu ponto é digital ou físico. Tem de atrair a atenção do cliente e incentivá-lo a ir ao local onde ele estiver.

E como faço o marketing e a divulgação da minha ótica? Existem deficiências em muitos lojistas ao utilizar as multiplataformas e principalmente os smartphones, que despontam como principal disparador de compra. Invista em material publicitário, como por exemplo, flyers e panfletos. E também em redes sociais, e-mail marketing, torpedos e whatsApp.

Quem não dominar ou não tiver recursos para contratar soluções mobile, pode estar realizando um bom trabalho com Instagram. Ele é a vitrine ampliada do estabelecimento. Se tiver algo lindo na loja, coloque nas redes sociais, pois é um bom ponto de atração.

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5 Crie ações promocionais

Outra dica muito válida, é a realização de ações promocionais, sorteios, concursos, cupons de descontos que fazem a sua ótica lucrar mais. Uma vez que, além de promover sua ótica, é uma ótima oportunidade de captação de contatos (leads) para a formação de uma base de dados para futuras ações de marketing via e-mail, redes sociais, sms ou Whatsapp.

 

6 Invista na segurança de sua Ótica

A segurança é um item que merece atenção em sua ótica, já que alguns produtos oferecidos são de grifes e tem um alto valor. Com o aumento no volume de clientes na loja devido ao fim de ano, o risco de pequenos furtos cresce. Portanto, é recomendada a contratação de seguranças especialmente para esse período, ou instalar sistemas de proteção e prevenção de perdas (SEBRAE).

 

Essas foram algumas dicas que você pode estar colocando em prática na sua ótica para lucrar mais. Esperamos que elas te ajudem a deixar a sua loja incrível nessa época de natal e fim de ano! Compartilhe conosco como foi sua experiência nos comentários.

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Referências

SEBRAE. Varejo se prepara para fim de ano: veja dicas. disponível em: <http://blog.sebrae-sc.com.br/dicas-para-varejo-se-preparar-para-fim-de-ano/>. Acesso em: 19 nov, 2018.

JORNAL DO COMÉRCIO. ‘Faça um Natal diferente’, propõe consultor de varejo. Disponível em: <https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2018/11/657250-faca-um-natal-diferente–propoe-consultor-de-varejo.html>. Acesso em: 19 nov, 2018.

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. 7 dicas para faturar alto no fim de ano. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/10/7-dicas-para-faturar-alto-no-final-de-ano.html>. Acesso em: 19 nov, 2018.

 

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Autora

Marketing do sistema Kero Ótica, formada em Moda, possui muita criatividade e adora criar e desenhar artes em programas de edição de imagens. Adora conversar e falar sobre tudo, seu celular é a sua vida, atenta a tudo o que acontece na internet e a sua volta. Curiosa e investigativa por natureza, não para até descobrir o que ela quer, mas acima de tudo preza a felicidade e uma boa risada.

Beatriz Marie



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